Natal, férias, viagens. Épocas diferentes significam sair da rotina, não planear as refeições antecipadamente e, claro, relaxar. Mas mesmo em dezembro, com os habituais jantares de Natal, é possível manter uma alimentação equilibrada sem passar pelo embaraço de recusar todos os convites.
“Não precisamos de deixar de comer as coisas de que gostamos. Devemos, assim, manter a nossa rotina alimentar sempre que possível e aproveitar os momentos de festa sem culpa”, explica Ana Videira, uma das nutricionistas das clínicas Lev.
Para ser mais fácil fazer do que dizer, a especialista revela à NiT algumas dicas fundamentais para ajudar nesta gestão, sem comprometer a diversão.
Apesar de o objetivo não ser planear todas as refeições, convém saber por antecipação quando teremos refeições fora e se teremos opções saudáveis disponíveis. Ter num calendário os eventos sociais é um ótimo método para seguir esta rotina— até porque as festas são uma maratona e não um sprint, não é preciso comer tudo numa só refeição. Se sabemos que numa semana teremos duas ou três refeições fora do habitual, é importante garantir que nas restantes mantemos a nossa alimentação habitual.
E não vale a pena saltar refeições para compensar o que vamos comer nas festas. “Opte por pequenos lanches com fruta e alimentos ricos em proteína, tais como iogurtes, queijos frescos e até snacks da Lev. Estes deixam-nos mais saciados e permitem, naturalmente, controlar melhor as porções nas outras refeições”, recomenda Ana Videira.
Existem ainda os truques clássicos do dia a dia que podemos manter nesta época. Não petiscar enquanto cozinha, comer devagar, mastigar bem os alimentos, começar por comer uma sopa ou optar por pratos pequenos para a refeição são sempre ótimas ideias.
Se ainda assim procurar uma ajuda extra, seja para garantir mais saciedade ou diminuir a absorção de açúcares e gorduras, a Lev tem soluções úteis como o Block Lipid ou o Block Sugar..
“A par disso, recorrer ao chá Detox, durante e após a época de festas, vai favorecer os resultados”, acrescenta a nutricionista.
Há ainda outro tópico que todos esperavam que fosse evitado, mas é incontornável no que toca à gestão de calorias. As bebidas alcoólicas, particularmente licores e vinhos doces, são altamente calóricas. A recomendação é de que faça opções sobre quais os dias ou refeições em que lhe faz mesmo sentido consumi-las. E quando as consumir, faça-o sem culpa. As festas são mesmo para serem aproveitadas.
Não muito diferente é a regra que se aplica às sobremesas. “Selecione as que mais gosta e que são características desta época, evitando as que poderá consumir ao longo do ano”. Desta forma, não só aproveita na mesma um momento de pura satisfação, como o torna especial por consumir opções que só tem disponíveis agora. Garanta que há fruta disponível a par das sobremesas — o ananás ou kiwi são ótimos também para a digestão —e já está a equilibrar este momento.
Por fim, há três dicas extra que não estão relacionadas com a comida diretamente mas que pode adotar: mantenha uma boa hidratação, com consumo de água ou chá ao longo do dia; depois das refeições, incentive o grupo a sair para uma caminhada ou faça um jogo que envolva alguma atividade; e, quando as festas acabarem, dividam as sobras entre todos e congelem, para comerem noutra altura.
“O Natal é uma altura para aproveitar tempo de qualidade com a família e com os amigos e desfrutar da comida. Algumas refeições mais exageradas nesta época não nos vão fazer aumentar de peso se formos mantendo a dieta saudável durante o resto do ano”, conclui Ana Videira.
Com a chegada do novo ano, nada é melhor do que apostar em novos hábitos saudáveis e, para isso, conte com a ajuda da Lev. Marque uma consulta de avaliação gratuita.