Alimentação Saudável

Experimente fazer este hambúrguer de quinoa e beterraba — os miúdos vão adorar

Uma versão mais saudável e saborosa de uma preparação típica de fast food que os mais novos não se cansam de pedir.
Uma versão saudável de fast food.

A fast food pode ser fantástica quando estamos sem tempo para preparar o almoço ou quando nos apetece algo mais calórico. Porém, deve ser consumido muito de vez em quando — a bem da nossa saúde. Atualmente, as hamburguerias estão espalhadas por quase todo o lado e é praticamente impossível resistir ao cheirinho e sabor que nos faz crescer água na boca.

Para tentar combater esta enorme vontade de comer fast food, podemos sempre recriar um destes pratos em casa, sempre com uma versão nutricionalmente mais equilibrada e igualmente saborosa. Receitas de hambúrgueres vegetais — de quinoa, soja, seitan, feijão preto, grão e até beterraba — são cada vez mais comuns em vez das mais tradicionais, elaboradas com carnes de vaca ou porco.

E, se atualmente temos tantas opções, também o devemos aos vegetarianos e veganos. Este tipo de alimentação parte das preparações das mais usuais e dá-lhes um twist para que sejam mais saudáveis, menos gordurosas e sem produtos de origem animal. 

Esta receita é da autoria da Oksana Zagoruy, do blogue “Dicas da Oksi”, e é um hambúrguer de quinoa vermelha e beterraba que pode ter sempre pronta no congelador para quando tiver mais preguiça de cozinhar.

 
 
 
 
 
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Do que precisa

Para 4 hambúrgueres

— 150 gramas de quinoa vermelha cozida (70 gramas crua)

— 150 gramas de feijão branco cozido

— 50 gramas de farinha de arroz (ou de trigo, espelta ou aveia)

— 1 beterraba pequena cozida, ralada

— 1 dente de alho, ralado

— 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 2 colheres de sopa de água (ou 2 colher de sopa de sementes de chia)

— 1 colher de sopa de molho de soja (ou tamari)

— 1 colher de chá de sal grosso

— 1 colher de chá de pimentão doce em pó (paprica)

— mistura de pimentas a gosto

Como se faz

Comece por misturar as sementes de linhaça moídas com duas colheres de sopa de água. Deixe repousar durante 10 minutos, até formar o gel de linhaça. Entretanto, coloque numa taça grande a quinoa e o feijão branco cozido e esmague com as mãos.

Acrescente a beterraba, o dente de alho, o gel de linhaça, o molho de soja, o sal, o pimentão em pó e mistura de pimentas a gosto. Volte a incorporar tudo com as mãos. De seguida, adicione a farinha de arroz e misture tudo muito bem. Deixe a massa repousar no frigorífico durante 30 minutos, para ficar mais firme.

Divida a massa em quatro partes iguais e molde os hambúrgueres, molhando sempre as mãos em água. Tente deixar os hambúrgueres compactos e sem rachas. Cozinhe os hambúrgueres na frigideira com azeite, durante cerca de um minuto de cada lado. 

Se precisar de congelar, disponha os hambúrgueres (crus) num prato raso, com papel vegetal ou folha de silicone por baixo, sem os sobrepor. Leve ao congelador durante três horas, até manterem a forma. Depois disso, retire do prato e transfira para um saco.

Se quer experimentar fazer outros hambúrgueres em casa, veja estas dez receitas para testar já no próximo fim de semana e que pode comer sem culpa.

 

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