Alimentação Saudável

A receita de panquecas sem farinha que vai querer fazer todos os fins de semana

Com maçã, frutos secos e mel esta versão das típicas panquecas é gluten free e low carb. Mais saudável e delicosas é díficil.
Uma delícia.

O fim de semana é muitas vezes sinónimo de panquecas. Porém, mesmo os fãs desta iguaria evitam fazê-las todos os sábados e domingos: tipicamente as receitas tradicionais incluem farinha, manteiga e (bastante) açúcar. Temos boas notícias: descobrimos a versão saudável, onde estes ingredientes são substituídos por fruta, mel, aveia, iogurte, óleo de coco e bebidas de origem vegetal. Pequenas alterações que lhe permitem desfrutar com mais frequência de de um belo pequeno-almoço ou brunch com esta iguaria. 

Repletas de de nutrientes bons e saciantes, sem perderem o aspeto e sabor maravilhosos, estas panquecas de amêndoa e noz, com topping de maçã, canela, anis e frutos secos “caramelizados” são uma criação de Ana S. Guerreiro, autora do blogue “Mamã Paleo”.” São low carb e acompanham tão bem um chá quente, como um café”, refere a autora.

Do que precisa

— 4 ovos
— 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa 
— 2 colheres de sopa de noz moída 
— 1 colher de sopa linhaça moída
— raspa de meia laranja pequena
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de chá de fermento sem glúten para bolos
— 1 colher de chá de canela – opcional
— pitada de sal
— opcional: adoçar com stevia pura, eritritol ou xylitol

Para o topping:

— 2 maçãs médias fuji
— 1 pau de canela
— 3 colheres de sopa de água
— 1 gota de essência de baunilha ou 1/3 vagem de baunilha – opcional
— 1 estrela de anis – opcional
— 1 colher de sopa de açúcar de coco ou mel ou xilitol – ajustar a gosto

Frutos secos caramelizados:

— 60 grs de mistura de frutos secos picados 
— 1 colher de sopa de xilitol ou 1 colher de chá de mel 
— 1 fio de azeite ou 1 colher de café de óleo de coco 

Como se faz

O topping

Comece por descascar as maçãs e retirar os caroços. Corte-as em pequenos cubos e coloque-os junto com os restantes ingredientes numa panela — deixe cozinhar em lume brando até a maçã ficar bem cozida e o caldo engrossar um pouco. Retire o pau de canela e a estrela de anis e reserve.

Os frutos secos:

Coloque todos os ingredientes numa frigideira em lume brando e vá mexendo até ficarem torrados e começarem a colar ao fundo. Retire do lume, espalhe numa travessa e deixe arrefecer.

As panquecas:

Junte todos os ingredientes numa taça e triture com a varinha mágica. Coloque duas a três colheres da mistura no centro de uma frigideira com propriedades antiaderentes tapada e com o lume no mínimo (cerca de um minuto e meio de um lado e cerca de 30 a 40 segundos do outro). Caso seja necessário, utilize um pouco de óleo de coco ou de azeite para untar a frigideira. Repita até a mistura terminar.

Sirva as panquecas com a maçã e os frutos secos por cima.

Carregue na galeria para tomar nota de mais receitas saudáveis de panquecas para quando lhe faltar a imaginação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT