Alimentação Saudável

Faça as pazes com as hormonas: saiba o que deve comer durante todo o ciclo menstrual

As flutuações hormonais afetam as mulheres a vários níveis: além do impacto psicológico também influenciam o bem-estar físico.
Cada fase tem alimentos indicados.

O ciclo menstrual e as flutuações hormonais a ele associadas afetam as mulheres a vários níveis: além do impacto psicológico também influenciam o seu bem-estar físico. Os sintomas variam de mulher para mulher e de idade para a idade, mas muitas vezes as alterações biológicas relacionadas com o ciclo menstrual provocam dores abdominais, abaixo do ventre, ou na zona dos rins. Podem também desencadear o aparecimento de acne e, em alguns casos, até tonturas.

Os piores dias são considerados por muitas mulheres aqueles onde ocorre a chamada tensão pré-menstrual (TPM). Nesta altura o humor parece uma montanha-russa. Num minuto estão tristes, noutro estão felizes. Olham-se aos espelho e pensam que estão gordas. Choram por tudo ou discutem por nada. No fundo, sentem-se deprimidas, cansadas, irritadas e só querem esquecer a dieta e comer o que lhes apetece. Especialmente doces. Muitos doces. A TMP surge, habitualmente, uma semana antes da menstruação. Ou seja, as mulheres passam metade do mês sem grandes sintomas, um quarto com TPM e outro quarto com a menstruação. Porém, a oscilação hormonal existe ao longo dos 28 dias do ciclo. 

Joana Alves, conhecida por Miss Vite, autora do blogue “Le Passe de Vite” e do livro “Natural – O Grande Livro da Cozinha Vegetariana”, lançou um novo guia focado precisamente neste tema. Chama-se “Cyclica” e é um e-book com receitas e dicas para nutrir cada fase do ciclo menstrual. 

Para a escritora de 42 anos um dos aspetos mais importantes e bonitos do organismo feminino é a sua natureza cíclica. “A maior parte da nossa vida é guiada por ciclos hormonais desde a adolescência até a menopausa. Para mim, a ideia de adaptarmos as nossas rotinas e alimentação às diferentes fases do nosso ciclo faz todo o sentido, é algo quase inato, e vai promover uma maior sintonia com o nosso corpo, mente e essência feminina”, explica.

As hormonas influenciam o bem-estar físico e psicológico das mulheres, e foi o ponto de partida de Joana Alves neste novo livro. “Quanto mais conhecermos o nosso ciclo menstrual e aprendemos a trabalhar com as nossas hormonas em vez de contra elas, menos sintomáticos e mais proveitosos os nossos ciclos podem ser”, sublinhou. E continuou: “Ao compreender o nosso ciclo podemos tomar melhores decisões a nível pessoal e profissional, potenciar o nosso desempenho e perceber quais os momentos para abrandar e descansar.”

Com este conhecimento, será também possível controlar melhor a TPM, equilibrar as hormonas, perceber os dias de maior fertilidade, preparar o corpo para uma gravidez saudável ou, por outro lado, evitar a gravidez de forma completamente natural. 

O e-book reúne 28 receitas pensadas para otimizar e apoiar cada fase do mês. Todas as receitas são vegetarianas — com muitas opções vegan —, sem glúten e muito simples, para não ter de passar muito tempo na cozinha. A autora revela que inclui receitas de pequenos-almoços, pratos principais e gulodices, com os melhores ingredientes para cada etapa do ciclo. O livro digital já está disponível online e custa 11€.

Carregue na galeria para conhecer quais os alimentos em que deve apostar para minimizar os sintomas das cólicas menstruais.

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