Pão, carne, queijo, enchidos e molho. A nova francesinha da Taberna das Taipas inclui todos os elementos do tradicional prato nortenho, à exceção de uma coisa: as calorias.
“Quisermos colmatar uma falha que identificámos no mercado”, explica Miguel Pereira, proprietário de restaurante situado nas Caldas das Taipas, em Guimarães. Perante a cada vez maior “necessidade de cuidar do corpo” manifestada pelos clientes, a recita foi “concebida para as pessoas poderem ir jantar fora sem terem de consumir uma quantidade enorme de calorias” ao optar por este prato.
A criação chama-se Fitzinha e, para concebê-la, Miguel Pereira recorreu aos préstimos de Tiago Guimarães, personal trainer, nutricionista e influencer com mais de 400 mil seguidores no Instagram. Depois de “várias tentativas e processos no laboratório” — isto é, a cozinha —, a equipa conseguiu criar uma francesinha com apenas 485 calorias. Se ainda assim lhe parecer um valor bastante elevado, tenha em conta que a maioria destas sandes (sem acompanhamentos) ultrapassa as mil calorias.
Como foi possível, então, reduzir o índice calórico? Além de recorrer a ingredientes menos gordurosos, o segredo da Taberna das Taipas reside na utilização de cerveja e vinho desalcoolizados para fazer o molho. “A ausência de álcool tem um efeito imediato”, conta Miguel Pereira. Quando questionado sobre o impacto da escolha no sabor que muitos associam ao da francesinha, o responsável explica que o álcool não tem grande influência no resultado, pois evapora na confeção. Ou seja, é a bebida em si que tem preponderância.
O sabor final é parecido, mas “não é, nem nunca poderia ser igual ao de uma francesinha tradicional”, reconhece. Ao invés, a Fitzinha é suposto ser encarada como uma alternativa à receita original — e pode levar bife de vaca ou de frango. Aos críticos que afirmam “não se pode fazer com frango” ou “o molho tem de ser sempre igual”, o proprietário contrapõe dois exemplos. “A Coca-Cola também criou a Coca-Cola Zero, e o McDonald’s também tem opções vegan”, afirma.
A aceitação da nova proposta está a ser tal que a Taberna das Taipas “já tem clientes que mudaram da francesinha normal para a Fitzinha”, conta. “Houve pessoas que nos disseram que só podiam comer uma francesinha por semana, agora podem comer duas ou três”, garante Miguel Pereira entre risos. Além disso, a diferença não se sente apenas no sabor: “Sente-se em particular no final da refeição, ou no dia seguinte. Como tem menos gordura, não causa tanto enfartamento”.
Disponível na Taberna das Taipas desde 28 de maio, a Fitzinha contou com um evento de lançamento com a presença do ex-futebolista Nuno Maniche e do apresentador Santiago Lagoá, além de Tiago Guimarães. O restaurante só serve jantares.