Alimentação Saudável

Há dois novos chocolates vegan e sustentáveis para provar no Lidl

Chocolates há muitos mas há boas razões para sermos mais exigentes na hora de escolher o que queremos.
Tem de provar.

O processo até pode ter demorado. Ainda assim, hoje em dia a palavra “vegan” está longe de ter a conotação fechada que já teve: não só já não é um estilo de vida que deixa outras pessoas intrigadas (“será que só comem salada?), como não é um mundo fechado. Qualquer um de nós já terá provado opções vegan e apreciado. 

Esta mudança reflete-se cada vez mais as opções que encontramos numa ida ao supermercado. Os consumidores são cada  vez mais atentos. O preço continua a contar mas procura-se cada vez mais outras características que nos dizem: se é mais ou menos sustentável, se a produção é nacional, se as condições em que as coisas são produzidas se adequem a quem nós somos. Isto é algo bom: gera maior diversidade nas escolhas.

O Lidl em particular tem aumentado a sua oferta no mundo vegan e isso a partir de agora aplica-se também a uma das tentações mais universais do mundo: o chocolate. São duas novas opções que já estão em loja e que chegam com o estatuto de produto certificado.

Antes de falarmos disto, é sempre bom lembrar o que a história tem para nos ensinar. O cacau, a base do chocolate, foi citado pela primeira vez na literatura botânica no início do século XVII como Cacao fructus, por Charles de L’ecluse. Começou por ser produto exótico e acabaria por se tornar uma cobiçada iguaria universal.

Em 1737, no mundo da botânica, o cacau passou a ser designado como Theobroma cacao. Theobroma é palavra que significa alimento dos deuses. Um de vários estudos que dá conta dos seus potenciais benefícios intitula-se mesmo “Theobroma cacao L., the Food of the Gods”.

Chocolates há muitos mas, como falávamos em cima, há cada vez mais nuances que os consumidores gostam de ter em conta. A dupla opção que já está disponível nas mais de 260 lojas do Lidl têm isso em conta.

Cá estão eles.

A novidade é que são os primeiros chocolates vegan, da marca própria Fin Carré. Têm dois sabores diferentes, a saber: Chocolate com Avelãs e Chocolate com Cookies (1,99€ cada embalagem de 180 gramas).

Como não incluem leite na sua composição, abriram caminho ao certificado vegano que é possível ver em cada embalagem. Mas estes dois chocolate também possuem ambos certificação Fairtrade. 

Este segundo certificado assegura que são produtos que respeitam a norma de preço mínimo, nunca abaixo dos custos de produção. Não é um mero formalismo. É mesmo uma perspetiva mais global que procura proteger os produtores das oscilações de preço, promovendo assim melhores condições de trabalho e uma maior sensibilização às questões do ambiente. Em tempos de crise climática é uma responsabilidade maior, para o produto mas também para quem o escolhe, ou seja, nós.

Já que falamos de cacau e chocolate, aproveite para carregar na galeria e descubra sete receitas saudáveis e deliciosas com cacau para os viciados em chocolate. Há mousse semelhante à das nossas avós, panquecas, bombons e bolachas saudáveis: estas são apenas algumas das sugestões que temos para si.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT