Alimentação Saudável

Beber chá de canela e mel: o novo truque para emagrecer que circula pela Internet

A canela acelera o metabolismo fazendo com que o corpo queime mais calorias. Mas então e o mel? A nutricionista explica.
Beber chá de canela e mel é o mais recente truque para perder peso.

Quando o assunto é perder peso, já sabemos que o exercício físico regular e alimentação saudável são as melhores soluções. Saber, sabemos, mas isso não nos impede de acrescentarmos à lista de coisas que devemos fazer o truque de que a toda a gente fala nas redes sociais — e que muitos consideram milagroso.

Já lhe falámos sobre beber água e limão em jejum ou juntar gotas de limão ao seu café matinal. Agora há uma nova dica que promete resultados rápidos e envolve beber chá de canela e mel. Mas será que funciona mesmo? 

A canela é uma especiaria muito utilizada em todo o mundo e que tem vários benefícios para a nossa saúde: é rica em fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K.

E se lhe dissermos que pode não estar a tirar tanto proveito deste condimento como deveria? E pior: sabia que o consumo de canela pode estar a fazer-lhe mal e ter consequências graves? É que existem dois tipos de canela — a verdadeira (do Ceilão) e a falsa (Chinesa), que pode tornar-se tóxica quando consumida em excesso.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo explica à NiT que, apesar de terem um aspeto semelhante, estas duas especiarias têm propriedades bem diferentes. Aquilo que as separa está, sobretudo, no teor em cumarina — uma substância com propriedades anticoagulantes. No caso da canela do Ceilão (a verdadeira), o teor em cumarina é baixo (0,0004 por cento). Já na cássia, é mais elevado (um por cento). 

“Isto pode ser um risco, já que a ingestão excessiva de cumarina — mais de cinco gramas em pó — por longos períodos pode ser tóxica e perigosa para pessoas que tomam aspirina regularmente, pode irritar o estômago, agravar úlceras e aumentar a frequência cardíaca”, explica a nutricionista.

No entanto, ambas as canelas ajudam a controlar a diabetes, retardar o envelhecimento, prevenir o cancro ou ainda reduzir o risco de doenças cardíacas. E atenção: não tem mal nenhum consumir a chamada canela chinesa (a falsa), desde que o faça com moderação, embora a do Ceilão seja melhor qualidade e tenha mais benefícios.

O papel da canela na perda de peso

Esta especiaria tem também propriedades que a tornam uma boa aliada de quem procura emagrecer. Recentemente começou a circular nas redes sociais um novo truque para diminuir a gordura localizada: envolve beber chá de canela e mel. Mas será que produz os efeitos desejados? Segundo a autora do blogue “Manias de uma Dietista“, esta infusão pode ter efeitos no processo de perda de peso, no entanto, ao adicionar mel vai estar a acrescentar calorias: “Apesar de ter boas propriedades, é rico em açúcar e calorias.”

Devido ao seu sabor adocicado, a canela pode ajudar a diminuir as calorias ingeridas ao longo do dia, já que pode ser usada para substituir o açúcar em alguns alimentos. Para além disso, o su consumo acelera o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias durante todo o dia.

Se o seu objetivo é emagrecer, a nutricionista aconselha a que pare de adicional a colher de mel ao seu chá de canela. O consumo moderado desta especiaria só traz benefícios para a saúde, reforça.

Carregue na galeria e descubra quatro receitas onde a canela não pode faltar. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT