Muitos sonham trocar a agitação urbana por locais mais calmos, longe do stress associado à vida nas cidades, e essa parece ter sido a resolução de Erling Haaland, jogador do Manchester City para 2025.
O craque norueguês, que foi pai recentemente, mudou-se para uma mansão de seis quartos em Cheshire, nos arredores de Manchester, antes do Natal. O atleta deixou para trás as movimentadas ruas da cidade inglesa para adquirir uma mansão avaliada em cerca de 6,7 milhões de euros numa zona rural perto de Alderley Edge.
“O Erling viveu num apartamento no centro da cidade nos últimos anos e gostou muito, mas queria ter o seu próprio espaço. Procurava um sítio calmo, onde possa relaxar fora de campo e aproveitar uma vida mais tranquila, já que é uma figura bastante reconhecida em Manchester e tornou-se difícil para ele sair à rua”, revelou ao jornal “The Sun” uma fonte próxima do jogador.
A mudança também permite a Haaland manter as suas rotinas alimentares e de treino com outro conforto. O norueguês mantém hábitos rigorosos e muito exigentes, à semelhança de Cristiano Ronaldo, atleta que lhe serve de inspiração.
Aos 24 anos, Erling destaca-se como um dos talentos emergentes do futebol, em parte devido à sua impressionante estatura, que intimida qualquer defesa. Com 1,94 metros de altura, o atleta foi favorecido pela genética, uma vez que o pai foi jogador profissional e a mãe praticou atletismo. Contudo, a sua forma física exemplar deve-se também ao rigor nas escolhas alimentares.
No documentário “Haaland, a grande decisão”, que estreou em 2022 na televisão norueguesa, partilhou detalhes sobre a sua dieta. O jogador prefere ingredientes locais e orgânicos nas suas refeições, consumindo diversos tipos de carne, incluindo fígado e coração de vaca, ricos em vitamina B, ferro, magnésio e fósforo.
“As pessoas dizem que carne faz mal. Mas, qual carne? Aquela dos fast foods ou a das vacas que pastam aqui ao lado?”, questiona o jogador no documentário. Para obter a energia necessária à sua intensa rotina de treinos, o norueguês consome cerca de 6000 calorias diariamente.
Logo pela manhã, um dos seus rituais é a exposição à luz solar, à semelhança de Cristiano Ronaldo. “A primeira coisa que faço de manhã é apanhar alguma luz do sol nos olhos. Faz bem ao ritmo circadiano. Também comecei a filtrar um pouco a minha água. Penso que ambos podem ser muito benéficos ao meu corpo.”
Haaland realiza seis refeições por dia, optando, entre outros, por frango, peixe-espada, dourada, robalo e massas preparadas sem sal nem óleo. “Nunca vi ninguém comer tanto quanto ele. Come como um urso”, salienta Josh King, seu colega na seleção norueguesa, sobre a dieta de Haaland.
O leite de vaca é outro alimento frequentemente consumido pelo jogador, que o utiliza no seu “batido mágico”, que inclui couve kale e outros vegetais. O seu nutricionista, Matías Marchetti, destaca que “tudo foi pensado segundo um estilo de vida primal, criado exclusivamente para ele”.
As escolhas peculiares do jogador não se limitam às refeições. Antes de dormir coloca uns óculos que filtram a luz azul para melhorar a qualidade do sono. Além disso, tapa a boca com fita adesiva, acreditando que isso favorece a respiração nasal, aumentando a absorção de oxigénio e, consequentemente, o desempenho físico.
Contudo, esta técnica seguida pelo futebolista, não é adequada a todas as pessoas. A NiT falou com um especialista que revela que esta tendência tem mais riscos do que benefícios, já que “em situações de vómito ou arroto, ter a boca vedada pode representar um risco de asfixia.” Leia este artigo para conhecer todos os fatores que deve ter em conta antes de experimentar.
A recuperação é essencial nos treinos e, para otimizar a regeneração do organismo, Haaland incorpora banhos gelados na sua rotina, uma prática que fortalece o sistema imunitário e ajuda na reabilitação muscular.
View this post on Instagram