Alimentação Saudável

Imagine um bolo semifrio de mousse de chocolate sem glúten e açúcar. Aqui está ele

Leva três ingredientes amigos da saúde: o requeijão, o chocolate e a framboesa. É uma maravilha para servir à família.
Uma opção fresca para estes dias quentes.

Sabem bem em qualquer altura do ano, haja mais ou menos calor. E há várias razões para isso: são servidos frescos, têm uma textura meio gelatinosa que quase sempre se desfaz na boca e, por norma, levam ingredientes leves. Se forem amigos da dieta, já se sabe, melhor ainda.

O blogue “Panelinha de Sabores”, da criadora de conteúdos Sandra Nereu, apresentou uma versão de bolo semifrio de mousse de chocolate que “é dos melhores e mais fit” que a autora da receita alguma vez fez. A justificação da influencer: não tem qualquer tipo de açúcares e é feito com requeijão.

Com conta, peso e medida, este tipo de laticínio pode trazer inúmeros nutrientes importantes para o organismo. Por exemplo, além de ser uma ótima fonte de cálcio, é rico em proteínas, vitamina A, ferro e potássio. Por isso mesmo, pode ajudar a fortalecer os ossos e os dentes, auxilia na coagulação do sangue, na redução da pressão arterial e também pode contribuir para a prevenção da hipertensão. Depois, é amigo do coração e principalmente do sistema nervoso, podendo ter um contributo importante para o bom funcionamento de ambos.

Ao requeijão junta-se nesta receita o chocolate e as framboesas, alinhando assim o trio perfeito e saudável para este bolo semifrio de mousse de chocolate ser opção certa para a próxima sobremesa ou lanche de todos lá em casa.

Vai precisar, contudo, de ter paciência, porque apesar de ser fácil de se fazer, esta é uma proposta mais demorada do que o habitual. Isto porque, para servi-la, tem de estar bem fresca e para isso vai ter de mantê-la guardada no frigorífico durante, no mínimo, oito horas. Mas antes de chegar lá, dê uma espreitadela pela receita.

Do que precisa

Base

— 140 gramas de flocos de aveia (sem glúten)
— 100 gramas de miolo de noz (ou outro fruto seco oleaginoso)
— 100 gramas de tâmaras secas

Recheio

— 340 gramas de Requeijão light (dois requeijões)
— 300 gramas de iogurte (ou queijo quark/queijo fresco batido 0 por cento)
— 200 gramas de chocolate mínimo 70 por cento de cacau (sem açúcar)
— Uma colher de sopa de cacau em pó
— Cinco a seis colheres de sopa de adoçante que prefira
— Uma colher de chá de café instantâneo (opcional)
— 250 gramas de framboesas + 100 gramas para a decoração

Molho de chocolate

— 100 ml de água
— Duas e meia colheres de sopa de cacau em pó
— Duas colheres de sopa de agave (ou açúcar de coco)

Como se faz

Base

Comece por untar uma forma de fundo amovível e forre-a depois com papel vegetal. De seguida, coloque num processador de alimentos os flocos de aveia e triture até fique uma espécie de farinha. Adicione o miolo de nozes e volte a triturar. Depois, descaroce as tâmaras, parta-as em pedaços e adicione no processador de alimentos. Volte a triturar tudo até que fique uma espécie de crumble. Não estranhe se ficar muito solto, porque assim que o aperta vai ficar agregado. No caso de estar muito seco deve, contudo, adicionar meia colher de sopa de água. Passe, de seguida, este “crumble” para a forma. Pressione no fundo e de lado para fazer uma base de cerca de um centímetro de altura no diâmetro. Por fim, reserve no frigorífico enquanto faz o recheio.

Recheio

Retire o requeijão da embalagem e coloque a escorrer por cerca de 30 minutos para que saia todo o excesso de água. Enquanto espera, derreta o chocolate em banho maria. Seguidamente, triture o requeijão com uma varinha mágica até que fique uma pasta muito densa. No caso de o requeijão formar um creme e não uma pasta, adicione cerca de 200 gramas de iogurte. Depois, adicione a este preparado o chocolate. Faça-o aos poucos e sempre a mexer para evitar grumos, até vir que está uma mistura homogénea. De seguida, junte o cacau, o café e o adoçante. Volte a misturar. Agora, barre o fundo da base com cerca de um quarto da quantidade deste creme. Coloque as framboesas e cubra novamente com o restante creme. Termine alisando o bolo com uma espátula e reserve no frigorífico durante a noite (no mínimo 8 horas).

Molho de chocolate

Coloque todos os ingredientes num pequeno tacho a lume brando. Deixe ferver por cerca de três minutos e mexa constantemente. Acrescente, quando servir, por cima deste bolo semifrio mousse de chocolate. Junte, por último, framboesas para ficar com um aspeto tão bom quanto o sabor.

Carregue na galeria para conhecer ainda 15 receitas de gelados saudáveis (e deliciosos) para fazer em casa em cinco minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT