O tempo tem estado mais frio e irregular, com alguma chuva desagradável pelo meio. Mas não há nada melhor do que uma sopa quente e reconfortante para aquecer o corpo. Normalmente, são as avós ou as mães que fazem estas sopas de conforto. Mas e se, desta vez, fôssemos nós a surpreendê-las com este prato?
A sugestão de hoje é uma versão vegetariana do clássico Minestrone, uma sopa italiana tradicionalmente feita com legumes da estação, feijão e massa. De origem humilde, esta receita nasceu como uma forma de aproveitar os ingredientes disponíveis em casa, resultando numa refeição nutritiva e saborosa. Normalmente, o Minestrone inclui bacon ou pancetta, mas nesta adaptação da especialista em cozinha vegetariana Gabriela Oliveira, os sabores são garantidos apenas com legumes e especiarias.
Além de saudável, esta especialidade é uma ótima opção para quem procura desintoxicar o organismo depois de épocas festivas, como o Carnaval, marcadas por alguns excessos alimentares.
Para quem quer retomar os hábitos saudáveis, esta receita é simples de preparar. Tome nota.
Do que precisa
— 600 gramas de feijão branco cozido
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 2 tomates maduros
— 2 batatas
— 100 gramas de abóbora
— 1 nabo ou chuchu
— 50 gramas de couve-flor
— 2 folhas de couve galega ou lombarda
— 1 folha de louro
— 1 raminho de coentros ou de hortelã
— 1,5 litros de água ou de caldo de cozer o feijão
— 1 chávena de massas
— Sal q.b
— Azeite q.b
— Pimentão doce q.b
— Pimenta preta q.b
— Queijo q.b
— Rodelas de chouriço vegetal (opcional)
Como se faz
Comece por reservar o feijão cozido (se for de conserva, passe-o por água e escorra bem). Depois, pique a cebola, o alho e o tomate. Corte a batata, a abóbora e o nabo em cubos e a couve-flor e a couve-galega em pedaços pequenos.
Aqueça um fio de azeite numa panela e salteie a cebola, o alho e a folha de louro durante dois minutos. Adicione o tomate e mexa. Junte a batata, a abóbora, o nabo e a couve e deixe refogar por mais alguns minutos.
De seguida, acrescente o feijão e a água, tempere com sal, pimentão-doce e pimenta-preta, tape a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Finalmente, junte as massas e deixe cozer até ficarem macias, mas al dente.
Sirva a sopa numa tigela, regue com um fio de azeite e, se quiser, acrescente queijo a gosto ou rodelas de chouriço vegetal.