Alimentação Saudável

O ingrediente que toda a gente está a acrescentar aos ovos mexidos para emagrecer

Como tem um efeito termogénico, permite acelerar o metabolismo e queimar mais calorias.
É o ingrediente mais básico de sempre.

O ovo mexido pode ser a melhor forma de começar o dia, uma vez que contém proteína de alta qualidade e tem ótimos valores de ácidos gordos, vitaminas e minerais essenciais. É por isso que a maioria das pessoas que quer emagrecer ou simplesmente manter uma alimentação saudável inclui esta opção na alimentação diária. Porém, a nova moda é adicionar uma espécie de alimento mágico à receita.

Antes de revelarmos qual é, deve deixar de ter medo de comer ovo. Ele é baixo em calorias (um ovo tem cerca de 72) e altamente saciante, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia.

E os benefícios continuam: a gema de ovo contém lecitinas que interferem na absorção do colesterol, evitando um aumento do mesmo; tem colina, que é um nutriente que tem um papel essencial na saúde do cérebro; e é fonte de triptofano, um percursor de serotonina responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

É por tudo isto que este alimento faz parte de quase todas as dietas. A nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“, faz questão de incluí-lo na rotina alimentar, seja mexido pela manhã, cozido para o lanche ou escalfado para o jantar.

Lillian Barros, que também é nutricionista e autora do blogue NiT “Santa Melancia“, faz questão de ter este alimento presente no seu dia a dia. Afinal, “consumido de forma regular, parece estar associado a estados de humor mais alegres e combate a ansiedade”, assim como a aveia, a banana, o frango, as nozes e o feijão, por exemplo.

Porém, no que diz respeito aos ovos, a versão mexida é uma forma simples de tirar proveito de todas as vantagens logo pela manhã. Para aumentar ainda o potencial deste prato, pode adicionar algo tão simples como pimenta. É esta a nova tendência do mundo fit.

Esta especiaria contém capsaicina, uma substância que tem propriedades termogénicas, ajudando a acelerar o metabolismo, a queimar mais calorias e a inibir o apetite.

O alimento mais popular do momento.

Os benefícios da pimenta

Um estudo publicado na revista britânica “Appetite“, em 2014, revelou que as pessoas que consumiram pimenta em todas as refeições se sentiram mais saciadas e tiveram menos desejos. Assim, este estudo sugere que a adição de capsaicina à dieta pode ajudar a inibir o apetite, o que irá conduzir a uma diminuição da ingestão calórica e promover a perda de peso.

Outras investigações revelaram que uma substância presente na pimenta, semelhante à capsaicina, aumenta a taxa metabólica em 50 calorias.

Além dos benefícios desta especiaria para o processo de emagrecimento, ela é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias. E mais: fornece nutrientes como cálcio, magnésio e potássio. É por todas estas razões que o alimento também faz parte da maioria das receitas dos nutricionistas.

É ainda comum misturar pimenta com água, criando uma espécie de infusão para beber ao longo do dia. Para isso basta adicionar uma colher de chá de pimenta em pó a uma chávena de água e ir bebendo. Simples e eficaz.

Porém, seja qual for o método, grávidas, mulheres a amamentar e pessoas a tomar medicação para a hipertensão arterial devem ter cuidado com a ingestão de pimenta.

Pode, ainda, adicionar esta especiaria aos seus pratos. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas.

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