Alimentação Saudável

Internal shower: a estranha bebida que ajuda a perder peso e a reduzir a prisão de ventre

É mais uma daquelas tendências que invadem as redes sociais. Esta tem um nome, no mínimo, bizarro. A NiT foi perceber se resulta.
A bebida do momento.

Antigamente, as mezinhas para tratar algum problema de saúde eram partilhadas entre familiares como se de um segredo se tratasse. Atualmente são amplamente partilhadas nas redes sociais. A mais recente chama-se “internal shower” — duche interno, em português —, e promete ser o segredo para curar a obstipação e ajudar a perder peso.

A bebida popularizada no TikTok prepara-se misturando uma colher de sopa de chia num copo de água. Depois, acrescenta-se sumo de meio limão. Deve ser tomada em jejum, e é, na realidade, inspirada numa tradicional bebida mexicana tradicional chamada água de chia. O objetivo é promover o esvaziamento mais rápido do intestino (ou seja, a tal limpeza interna). A dúvida é só uma: será que mistura funciona mesmo?

As sementes de chia são ricas em fibra, ómega 3, antioxidantes e ajudam na perda de peso, na manutenção sa massa óssea e ainda na regulação da flora intestinal. São consideradas um superalimento, porque têm uma grande concentração da micronutrientes, essenciais ao bom funcionamento do organismo. Têm ainda uma substância chamada muco-polissardo, o que faz com que tenham capacidade de formar uma espécie de geleia quando são hidratadas.

“Estas sementes absorvem entre 8 a 12 vezes o seu peso em água, que nelas fica retida sob a forma de gel e que hidrata o organismo ao longo do dia”, explica a nutricionista Lillian Barros à NiT. “Este contributo é indispensável para um funcionamento celular perfeito, sendo benéficas para os intestinos e também contribuem para a sensação de saciedade”, acrescenta. Segundo este prisma, a famosa bebida poderá ajudar a regular o funcionamento do intestino.

“O fraco consumo de água, uma dieta pobre em fibras e o sedentarismo fazem com que muitas pessoas sofram de obstipação. Diria que, se com esta bebida — que sublinho não pode ser vista como milagrosa —, a pessoa ingere mais água e fibra, pode existir a possibilidade de, a médio prazo, ter um efeito benéfico na resolução de alguns casos de obstipação”, descreve a especialista em nutrição.

Também conhecida como sálvia hispânica, a chia é uma planta herbácea da família das lamiáceas, com origem nas regiões da América Central e Sul (Guatemala, México, Peru e Colômbia). As suas sementes são carregadas de nutrientes e o seu consumo tem vários benefícios para a saúde. A versatilidade é outro dos pontos a favor. “Podem substituir farinhas em receitas de pão, biscoitos ou bolos e como são isentas de glúten, são uma excelente opção para fazer pão sem glúten”, explica Lillian Barros.

Os riscos do consumo destas sementes

Como conseguem absorver até 12 vezes o seu peso em água, a ingestão de sementes de chia pode causar alguns problemas ao nível do esófago como engasgo ou asfixia. Como o caso de um homem de 39 anos, que ingeriu uma colher de sopa de sementes de chia a seco e depois bebeu água. As sementes formaram uma espécie de gel no esófago, o que lhe impedia que ele as engolisse, tendo provocado uma obstrução grave. Contudo, isto é raro acontecer e para prevenir as sementes devem sempre ser consumidas hidratadas e nunca a seco, especialmente por pessoas com problemas de deglutição.

Além disso, convém lembrar que quando o objetivo é perder peso, não há nenhuma refeição ou mistura específica que surta efeito isoladamente. “Consegue-se menos volume perdendo gordura e esta é perdida quando se consegue atingir um deficit calórico. Portanto, se beber esta bebida de chia e, simultaneamente, praticar mais exercício físico que o habitual e seguir uma alimentação cuidada, certamente conseguirá obter menos volume porque irá gastar mais energia do aquela que consome”, sublinha Lillian Barros.

Carregue na galeria para conhecer cinco sumos que se tornaram virais na Internet por alegadamente ajudarem a emagrecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT