Alimentação Saudável

Já pode fazer um belíssimo sundae de caramelo em casa (e em versão saudável)

Esta receita é tão simples que se faz em poucos minutos. A família inteira vai adorar.
É irresistível.

Com o calor do verão a apertar, é normal que as sobremesas frias passem a fazer parte do nosso dia a dia. Sabemos também que com as férias aí, a paciência para estar em casa a cozinhar não é muita. Por isso mesmo, temos uma receita simples, rápida e deliciosa que se faz com ingredientes que todos temos em casa. Falamos-lhe de um delicioso (e saudável) gelado de caramelo.

As diferenças entre os gelados sundae da McDonald’s, Burger King ou FKC e os desta receita são duas: as calorias e os benefícios para a sua saúde. Em termos calóricos, por exemplo, o sundae de caramelo no McDonald’s tem 287 calorias. Entre estas, 54 gramas são de hidratos de carbono, que correspondem precisamente a 21 por cento da dose diária recomendada. Por outro lado, a versão saudável do sundae de caramelo tem metade das calorias, podendo ter ainda menos dependendo dos produtos que escolhe.

Quanto aos benefícios para a saúde, a baunilha, que é uma das estrelas da receita, é rica em vitamina B1, B2, B3, B5 e B6, bem como cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco, todos eles nutrientes essenciais. Este alimento ajuda ainda a diminuir as dores de cabeça, dores musculares e dores de estômago. A baunilha é também usada para a perda de peso. Como nesta receita não colocamos açúcar nem outros aditivos, estes benefícios acabam por permanecer, ao contrário do que acontece nas cadeias de fast food.

A receita de hoje foi criada por Verinha Fitside e reinventada por Patrícia Ferreira, uma entusiasta do fitness e da culinária — que já lançou até um eBook de pequenos-almoços saudáveis. No Instagram é conhecida através da página “Ela Cozinha”. A receita é bastante rápida e simples.

Do que precisa

— 30ml de claras de ovo
— Um iogurte de baunilha
— Um pudim proteico (ou não) de caramelo

Como se faz

Para começar, vai bater as claras em castelo até estarem no ponto certo. De seguida, junta o iogurte de baunilha, misturando ambos os ingredientes. Para terminar vai colocar o pudim num copo e reveste-o com a mistura feita anteriormente. Leva ao congelador e está feito. No fim, se quiser, pode adicionar xarope de caramelo e pepitas de chocolate. É uma receita não só rápida, mas que também leva poucos ingredientes. No final, as calorias totais acabam por ser praticamente metade de um sundae do McDonald’s.

Pode carregar na galeria para descobrir mais receitas de gelados saudáveis para fazer em casa.

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