Alimentação Saudável

Já viu o aspeto desta torta de limão com recheio de compota? Pode fazer em casa

A receita é super simples de preparar: só precisa de 30 minutos e nove ingredientes que até já tem na cozinha.
Esta receita saudável é simples e rápida de se fazer.

Existem várias versões históricas sobre a forma como o limão chegou à Europa. Se, por um lado, muitos historiadores defendem que isso aconteceu com a chegada dos árabes nos séculos VII e IX ao continente europeu; por outro, há quem diga que os romanos já tinham importado este fruto da Ásia — e que era usado como medicamento.

Qualquer que seja a sua origem, a verdade é que o limão se tornou num ingrediente fundamental na nossa cozinha, não fosse ele um dos citrinos mais consumidos no mundo. Hoje, conhecemo-lo nos chás, nos temperos, em quase toda a variedade de sumos, em bolinhos e também como uma das frutas que mais ajuda a desintoxicar o organismo.

A fundadora do blogue “My Casual Brunch“, Luísa Fortes da Cunha, atribuiu a este citrino mais uma utilidade: esta receita de torta de limão com recheio de compota (zero açucares) de frutos vermelhos e abóbora com nozes é “tão simples, saborosa e tão, mas tão fofinha”, garante a criadora de conteúdos de healthy food.

Em cerca de meia hora e apenas com nove ingredientes, pode preparar esta saudável e deliciosa torta. É uma excelente opção tanto para o pequeno-almoço ou para um lanchinho, quem sabe acompanhado por um chá, também de limão.

Do que precisa

— Seis colheres de sopa de azeite suave
— Uma chávena de chá de açúcar de coco ou mascavado ou oito a dez colheres de sopa de mel
— Três ovos
— Um limão
— Meia chávena de chá de leite ou bebida vegetal
— Duas chávenas de chá de farinha de espelta ou de aveia ou de trigo
— Duas colheres de chá de fermento em pó
— Uma colher de café de sal
— Compota do seu gosto

Como se faz

Pré-aqueça o fogão a 180°. Depois, numa taça, coloque o azeite, o açúcar e as gemas de ovos. Misture todos os ingredientes muito bem. Acrescente a raspa e o sumo do limão e, depois, leite. Bata as claras em castelo e junte ao preparado. Junte ainda a farinha, o sal e o fermento e envolva na massa, para que, no fim, fique fofa. Estenda a massa num tabuleiro e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos. Vá acompanhando a confeção e, por segurança, espete o palito diversas vezes para ver se está cozida.

A NiT escolheu 12 receitas de lanches que não estragam a dieta e ajudam a controlar o apetite (e o peso). Carregue na galeria para conhecer estas receitas práticas para comer durante o lanche.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT