Alimentação Saudável

Já viu o aspeto destes donuts? Fazem-se em poucos minutos e não têm farinha nem açúcar

Este é daqueles casos especiais de receitas que pode comer as vezes que quiser e sem qualquer tipo de sentimento de culpa.
Uma delícia.

Ao longo da história e em diferentes países, os donuts conheceram várias receitas. Todas elas foram aprovadas pela grande maioria dos fãs deste pequeno bolo em forma de rosca. Entre massas simples e com sabor intenso, com ou sem cobertura, recheadas, polvilhadas com açúcar ou com pequenas pepitas coloridas, o universo dos donuts estende-se num sem fim de propostas.

No entanto, mesmo que ser guloso por donuts possa trazer alguns entraves para a dieta, acredite que há versões muito mais saudáveis do que as mais tradicionais e que prometem pelo menos igualar o sabor.

Para contrariar as receitas de donuts cheias de açúcares e de ingredientes pouco saudáveis, a responsável pelo blogue “Panelinha de Sabores”, Sandra Nereu, sugeriu na sua página do Instagram uma receita sem farinha nem açúcar e com a possibilidade de serem recheados com manteiga de amendoim com chocolate branco (ou qualquer outro recheio a gosto). O aspeto, por si só, já é maravilhoso e o sabor completamente irresistível.

O melhor, claro, é que pode comer estes donuts sem culpas, já que ingredientes saudáveis não lhe faltam. Além disso e segundo a criadora da receita, “fazem-se em poucos minutos num vulgar processador de alimentos”. 

Do que precisa

Massa (para 8 porções)
— 200 gramas de batata doce (descascada e cortada em cubos)
— 100 gramas de tâmaras secas
— Três ovos mais uma clara
— 25 gramas de amêndoa em farinha (ou farinha de aveia ou farinha de mandioca ou outra que prefira)
— 50 gramas de cacau em pó
— Uma pitada de sal
— Uma colher de chá de fermento
— Meia colher de chá de bicarbonato de sódio

Recheio
— Oito colheres de chá de manteiga de amendoim com chocolate branco (pode sempre colocar o recheio que melhor lhe agradar)

Cobertura
— 80 gramas de chocolate preto mínimo 70% cacau
— 60 ml de leite ou bebida vegetal

Como se faz

Comece esta receita colocando a batata doce cortada em cubos num processador de alimentos e triture até que fique completamente moída. Adicione, de seguida, os restantes ingredientes e volte a triturar até ver que a massa está fluída e uniforme. De acordo com a criadora da receita “nesta altura deve provar a massa e acertar a doçura ao seu gosto com, por exemplo, stevia, eritritol, xilitol, agave, etc.”. Em formas de donuts de silicone (se forem as formas tradicionais, devem estar devidamente untadas) divida o preparado e leve ao forno, já pré-aquecido a 180°C durante 18 a 20 minutos. Depois de arrefecer, desforme. Parta ao meio cada donut e barre com uma colher de chá de manteiga de amendoim com chocolate branco (ou com qualquer outro recheio a seu gosto).

Já para a cobertura, aqueça o leite até estar quase fervido. De seguida, parta o chocolate em cubos e coloque no leite (que deve estar bem quente). Sem mexer, tape e reserve por cerca de três minutos. Após esse tempo, destape e mexa vigorosamente até perceber que está cremoso. Cubra depois cada donut com o molho de chocolate.

Os muffins podem facilmente ser outra alternativa deliciosa para os lanches de toda a família. Se é fã deste bolo, carregue na galeria para conhecer estas 12 receitas saudáveis que pode também comer sem culpas porque não prejudicam a dieta. 

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