Se há coisa que nos faz lembrar as avós são as coisas maravilhosas que costumavam cozinhar para nós. Sabiam sempre as melhores receitas, as mais saborosas e tradicionais, como os pastéis de bacalhau. O Natal é a altura perfeita para recriar esta iguaria, que já se comia nas tascas e petiscarias há muitos anos. Mas claro, convêm sempre fazer uma receita saudável para recuperar dos estragos da ceia.
“Nesta altura, lembro-me sempre dos pastéis de bacalhau da minha avó Valentina que eram os melhores do mundo e nunca falhavam na nossa mesa de Natal”, conta a nutricionista Lillian Barros à NiT.
Aquilo que poderá ser diferente do tradicional é a batata doce. Esta versão, da autora do blogue “Santa Melancia”, pode ser feita com bacalhau cozido ou ainda melhor: aproveitando as sobras de bacalhau da ceia.
Do que precisa
— 400 gramas de bacalhau cozido
— 300 gramas de batata doce assada
— 3 ou 4 ovos
— 2 cebolas picadas
— 1 mão cheia de salsa fresca
— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 1 pitada de pimenta preta
Opcional: espinafres baby ou beterraba cozida
Como se faz
Desfiar o bacalhau num recipiente. Picar as cebolas e colocar numa frigideira com o azeite em lume brando. Deixar alourar, mexendo regularmente.
Cozer as batatas doces. Retirar o excesso de água e reduzi-las a puré. Temperar com uma pitada de pimenta preta. Juntar a cebola, o bacalhau desfiado e o puré de batata doce e preparar uma pasta homogénea.
À parte picar a salsa e juntar ao preparado. Moldar os pastéis com a ajuda de 2 colheres.
Levar ao forno pré aquecido a 180-200°C durante 15 a 20 minutos. Deixar arrefecer e estão prontos.
Carregue na galeria para descobrir mais três receitas de Lillian Barros para preparar com as sobras da ceia de Natal.