Alimentação Saudável

Lanches com menos de 200 calorias para não estragar a vida nas férias

A fruta está presente em todas as sugestões. É "uma bomba saudável gigante para o organismo", segunda a nutricionista da NiT.
As frutas que pode levar para a praia.

A chegada das férias pode comprometer a qualidade de algumas refeições. Sobretudo ao lanche, em que é tão fácil cairmos na tentação de comer a famosa bola de Berlim na praia.

Por outro lado, também acontece que, muitas vezes, estamos tão ocupados com mergulhos e conversa que nos esquecemos de lanchar. Quando nos sentimos mais fracos, já não há tempo para preparar nada em especial. Resta-nos recorrer às opções rápidas dos vendedores ambulantes e do café na esquina. O que nos esquecemos é que estas propostas engordam.

Pois bem, decore isto: a fruta, segundo a nutricionista Diana Dinis, é o alimento que nunca deve faltar na marmitas para a praia. “É rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Por outras palavras, é uma bomba saudável gigante para o organismo. Mas, tal como em tudo, se for em excesso, pode ter o efeito oposto”, refere.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir entre três a cinco peças por dia. No entanto, ao lanche deve juntar mais algumas fontes de nutrientes, para uma maior saciedade. “Quando não queremos cair em tentação, mesmo durante as férias, o ideal é levar os snacks já prontos na lancheira”.

A nutricionista partilhou com a NiT algumas sugestões de lanches práticos e com menos de 200 calorias que pode levar para a praia ou para o trabalho. Carregue na galeria para os conhecer.

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