Há poucas bolachas que as nutricionistas recomendam para quem quer perder peso. Porém, dentro desse lote reduzido, encontramos junto às famosas tostas de milho e arroz, as marinheiras. São fáceis de levar para todo o lado e funcionam com um snack saudável e pouco calórico. E agora, há uma nova variedade no mercado — a Nacional acaba de se estrear neste segmento.
“Ao contrário da maioria das bolachas, que são ricas em açúcares, estas versões não contêm açúcar adicionado e ainda são feitas com azeite e fermento biológicos.” São idênticas a tostas e, no que diz respeito à sua composição, são das alternativas com menos ingredientes. Por isso, de acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, somam pontos em relação a outras opções à venda nos supermercados.
A história destas bolachas data ao tempo dos navegadores. Naquela época, era difícil preservar os alimentos durante os longos meses que duravam as viagens de barco. Como alternativa ao pão misturavam farinha, sal e água para fazerem biscoitos bastante semelhantes às atuais marinheiras. Quando ficavam demasiado duras molhavam-nas em bebidas como o café para que pudessem continuar a ser consumidas.
Agora, a versão tradicional chegou à Nacional. “Feitas com massa mãe e azeite extra virgem, têm um sabor inconfundível. 100% naturais, sem adição de açúcares, vegan e uma fonte de fibra”, diz a marca.
As novidades estão disponíveis em duas versões: clássicas e com sementes de chia. São fabricadas em Portugal e cada bolacha tem cerca de 34 calorias. A sugestão da autora do blogue “Manias de Uma Dietista” é consumi-las a meio da manhã ou da tarde, de forma a controlar a fome ao longo do dia. Podem ser barradas com um pouco de manteiga de amendoim, por exemplo, ou com uma fatia de queijo para prolongar a sensação de saciedade.
As novas bolachas da Nacional são vendidas em embalagens com 200 gramas, com o preço recomendado de 2,49€ e já estão disponíveis nas várias cadeias de supermercados e hipermercados nacionais. Atualmente, estão com 25 por cento de desconto no Pingo Doce — custam 1,84€.
Carregue na galeria para conhecer os supermercados onde pode encontrar várias opções saudáveis em Lisboa.