Acreditamos que não há horas certas para comer panquecas. Ganham protagonismo em pequenos-almoços demorados, mas funcionam bem também em lanches compostos ou snacks práticos para levar na lancheira de praia ou do trabalho. Ninguém recusa um prato com panquecas extra fofas, a menos que esteja num período de dieta mais restrita. Ainda assim, pode escolher receitas que excluam a culpa da equação.
Quando a vontade de comer alguma coisa doce aparece, o segredo é encontrar versões menos calóricas das sobremesas favoritas. Rápidas e fáceis de fazer, a maioria das panquecas abre espaço à imaginação. Pode fugir da farinha branca e do açúcar refinado e optar por ingredientes mais saudáveis.
Com esta sugestão, que encontra no livro de Joana Barrios, consegue servir oito pessoas, o que lhe poupa bastante tempo quando está a preparar um brunch para a família ao domingo de manhã.
Quanto aos toppings ou acompanhamentos, podem ser variados, mas fruta ou mel nunca falham. Em qualquer um dos casos, estas panquecas são uma sugestão versátil e deliciosa.
Do que precisa
— 2 chávenas de aveia em flocos finos
— 1 chávena de água (ou bebida vegetal)
— 2 ovos
— 3 colheres de sopa de mel
— 1 colher de chá de extrato de baunilha
— Canela em pó
Como se faz
Comece por triturar os ingredientes todos juntos num processador até obter com uma massa homogénea. De seguida, numa frigideira untada com um pouco de óleo de coco, adicione a mistura, deitando a quantidade de massa dependendo do tamanho das panquecas que preferir.
Assim que começar a fazer bolhas, vire as panquecas, feitas uma a uma, para cozer dos dois lados. Quando estiver dourada, retire da frigideira e passe-a para um prato. Como apresentação, pode fazer uma torre de panquecas e servi-las assim à família.
Depois, é só acrescentar os toppings favoritos. Fruta, chocolate negro derretido, queijo, compota, ou manteiga de frutos secos.
Carregue na galeria e veja opções de mousses super frescas que podem complementar o seu brunch saudável.