Alimentação Saudável

McVeggie ou Bean Burger: qual é o hambúrguer vegetariano mais calórico do fast food?

São cadeias famosas pelos hambúrgueres de carne, mas entre as opções têm opções para quem é vegetariano. A NiT foi ver as diferenças.
Qual é o melhor?

Às vezes o que apetece é pôr um parênteses na dieta e apostar em fast food. O sentimento até pode ser bastante universal mas durante muito tempo não deixou de ser um desafio extra para quem é vegetariano.

Hoje em dia há cada vez mais opções e isso inclui cadeias bem conhecidas pelos seus hambúrgueres de carne, como é o caso da McDonald’s e do Burger King. Na verdade, há muito que já pode convidar os amigos que não comem carne nem peixe para um almoço nestas cadeias de fast food.

Mas para quem quer continuar a ter noção do que está a comer, mesmo na hora de escolher fast food, afinal qual é o mais calórico? A NiT foi espreitar a tabela nutricional das duas apostas veggie mais conhecidas das duas marcas.

Falamos do McVeggie da McDonald’s e do Bean Burger da Burger King. Antes de mais, são duas opções com abordagens bem diferentes. No caso do McVeggie, a base é de quinoa e vegetais, já o Bean Burger aposta numa base de feijão mas também cenoura. Mas há mais diferenças e algo em comum: nenhuma destas opções em particular é vegana.

A opção da Burger King aposta num pão comprido tostado, tomates e duas fatias de queijo americano coberto com molho ketchup. Já o McVeggie tem o formato arredondando de pão mais habitual e conta com tomate, alface e um molho de alho e coentros e vem com a nota no site da McDonald’s que contém leite e ovo.

Um frente a frente vegetariano.

Vamos ver então o que nos dizem os números:

Bean Burger

Valor energético: 259,6 gramas

Calorias: 614

Gorduras: 28

Hidratos: 69,5

Sal: 3,5

McVeggie

Valor energético: 217 gramas

Calorias: 454

Gorduras: 23

Hidratos: 47

Sal: 2,4

Com a sua base de feijão e cenoura, não há dúvida que o Bean Burger é uma opção mais calórica. A diferença é até considerável (614 calorias vs. 454 calorias). Tem também valores um pouco superiores de gorduras, hidratos e sal.

Tratando-se de uma ida a um restaurante de fast food, se for um daqueles momentos em que não está especialmente preocupado com as calorias mas em ter simplesmente uma opção veggie (seja ou não vegetariano a tempo inteiro), então será tudo uma questão de sabor e, pelo menos nestas questões, a tal máximo de “os gostos não se discutem” tem a sua razão de ser.

Depois do prato principal há quem aprecie sempre sobremesa e nas cadeias de fast food isso não é exceção. E também aqui encontramos pontos em comum e diferenças. A Burger King tem o seu Sandy e a McDonald’s aposta nos Sundae, algo que tem em comum com a KFC.

São todas sobremesas fresquinhas que tanto podem fechar uma refeição como servir de snack a meio do dia. Caramelo, morango e chocolate são os sabores que vai encontrar com frequência entre as diferentes opções. A NiT esteve a ver uma a uma apresenta-lhe o top 10, do menos calórico até ao mais calórico destas sobremesas. Carregue na galeria para descobrir este ranking de gelados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT