Alimentação Saudável

A moda fit nas redes sociais que junta dois ingredientes que todos temos em casa

O café tem benefícios? Sim. O limão também? Também. E será que juntos dão para perder o peso de forma milagrosa?
Mais uma moda do TikTok.

Café quente e sumo de limão. Não é a primeira vez que esta combinação é feita. Há muito que uma mezinha de que se fala para as dores de cabeça passa por juntar umas gotinhas de limão ao café.

Neste caso, no entanto, estamos a falar de outros supostos benefícios: o principal é a perda de peso e é isso que tem feito sucesso nas redes sociais, em particular no universo TikTok.

Falamos de uma moda em particular que junta café a meio sumo de limão e que promete no espaço de semanas a ajudar a emagrecer vários quilos. Como em muitas outras tendências online, abundam imagens e vídeos de “antes e depois”.

A tendência até surgiu ainda em 2020 mas no verão deste ano voltou a ser sinónimo de partilhas. Uma conta em particular, com mais de 400 mil seguidores, é responsável por uma parte considerável das partilhas no TikTok. Mas já lá vamos.

Antes de mais, há de facto benefícios individualmente do café e do limão. A ingestão diária de café é hábito de muitos portugueses e o seu consumo em moderação pode ajudar a combater a fadiga, aumentar os níveis de alerta e de atenção e pode até ter um efeito protetor contra certas doenças. E sim, há até estudos que sugerem que pode ajudar a reduzir o armazenamento de lípidos nas células de gordura e a limitar o ganho de peso.

Já o limão é rico em vitamina C e A e antioxidantes e, sendo pouco calórico, não é acaso ser repetente em algumas tendências da moda no universo das dietas. Entre os benefícios que lhe têm sido associados está a ajuda na retenção de líquidos, pode contribuir para um melhor funcionamento do intestino e, como o limão é rico em ácido cítrico, um ácido natural que tem o poder de alcalinizar o corpo.

Mas será que juntos, ainda para mais pouco calóricos, resultam automaticamente em perda de peso? Não. Uma alimentação variada e com muitas opções saudáveis e um estilo de vida ativo são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e podem até resultar em perda de peso. Mas, cientificamente, a razão pela qual se perde peso depende sempre da ligação entre as calorias que ingerimos e a energia que gastamos.

É por isso que é possível até fazer boas opções saudáveis e não perder peso como desejava (aqui as quantidades poderão ser o elemento chave) e haver de facto pessoas mais dadas aos tais excessos alimentares mas que encontram formas de o compensar, acabando por não engordar. Novamente: importam mesmo as escolhas mais saudáveis que fazemos, mas para perder peso não se pode olhar isoladamente para este ou aquele alimento.

@dr.benjaminwilliam

We can also💪#doctor #weightlossprogress #howtoloseweight #weightloss #SimlishSessions

♬ Without Me – Halsey

No caso do café com limão, diferentes especialistas já têm vindo a público alertar para mais uma moda “saudável” do TikTok sem grande suporte científico. Em certos casos, como vimos, a ciência até pode apontar benefícios individuais a certos alimentos, como é o caso do café e limão. Mas daí a ser uma “fórmula milagrosa” vai uma distância muito grande chamada realidade.

Neste caso em particular, uma série de vídeos de antes e depois surgem partilhados pela conta Dr.Benjaminwilliam. O padrão é sempre o mesmo: alguém surge primeiro com dificuldade em vestir calças, com gordurinhas mais visíveis ou mesmo excesso de peso, o vídeo salta para a solução “milagrosa” com um suposto médico ao lado a aprovar o processo e, voilá, problema resolvido.

Será assim? É fácil de ver que não. Na verdade, aquela conta em particular serve para vender um produto específico, não por acaso uns packs de café instantâneo para emagrecer. O TikTok tem sido lugar de abundante modas no universo fit mas se há algo que os menos credíveis têm em comum é que costumam envolver algum produto. Já viramos isso recentemente com uma bizarra dança viral que prometia acabar com a barriga.

A tal mezinha para as dores de cabeça: é perfeitamente possível que até já tenha experimentado quando já sentiu uma dor de cabeça. Se não resultou, já teve a experiência empírica de que a mezinha não é propriamente um curativo. Se por acaso a dor de cabeça passou, pode dar-se o caso de ser simplesmente porque a própria cafeína em si pode ter esse efeito.

Já agora: são muitas as dietas que têm efeitos visíveis rapidamente mas depois os quilos voltam e às vezes até são mais do que eram antes. Não vale a pena fazer dietas malucas e correr o risco de começar a ganhar quilos logo de seguida.

Ainda assim, é de facto possível notar mudanças em pouco tempo. A nutricionista Maria Gama já partilhou no passado com a NiT nove truques para perder peso de forma saudável (e não voltar a engordar). Carregue na galeria para os descobrir.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT