Alimentação Saudável

A mousse de fruta super fit que é a sobremesa fresquinha que faltava na sua vida

A história desta receita tem um lado artístico. Aqui encontra uma versão moderna, que combina pêssego e maracujá.
É incrível.

A culinária é uma arte. Não o dizemos apenas pelo aspeto incrível de certas criações. Há casos em que arte e culinária se tocam mesmo. É o caso da mousse.

Acredita-se que a mousse como nós a conhecemos hoje em dia é uma criação de um artista, Henri de Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista que ficou conhecido por pintar a vida boémia de Paris de finais do século XIX. Trabalhando com claras, chamou-lhe “maionese de chocolate”.

O chocolate continua a ser o ingrediente referência quando pensamos em mousse mas a verdade é que encontramos na fruta matéria-prima para ótimas versões. Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, dá-nos a conhecer uma versão especial.

Trata-se de uma receita de uma mousse de pêssego e maracujá, bem fit, que até pode ser vegan se a trabalharmos com bebida vegetal em vez de leite. É a sobremesa bem fresca e saudável que lhe faltava. Siga com atenção os passos que se seguem, que ainda são alguns.

Do que precisa

— 600g de pêssegos maduros
— 6 a 8 maracujás
— 250ml de bebida vegetal (ou leite)
— Uma colher de chá de agar agar em pó (ou 3 folhas de gelatina)
— Uma lata de leite de coco (400ml)* (ou natas)
— 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei açúcar de coco e eritritol)

A autora salienta que “deve ter a lata de leite de coco no frigorífico há pelo menos um dia para que a parte sólida se separe da líquida”.

Como se faz

Leve ao lume a bebida vegetal com o agar agar, lume brando, mexer ocasionalmente, até ferver um minuto. Descasque os pêssegos, triture em puré. Reserve 100g para a cobertura final. O restante puré de pêssego juntar à bebida vegetal em fervura. Deixar ferver novamente um minuto. De seguida, retirar a polpa aos maracujás, dividi-la ao meio e reservar metade para a cobertura. Coloque a outra metade num copo alto e triturar com a varinha mágica três vezes por três segundos (“isto vai fazer com que a polpa se separe das sementes sem as triturar”, salienta Sandra Nereu). Depois é coar as sementes e juntar ao preparado anterior.

Enquanto esta mistura arrefece ligeiramente, retirar a parte sólida da lata de leite de coco e bater em chantilly com uma batedeira. Adicionar o ingrediente adoçante no fim e voltar a bater até se dissolver. Envolver a mistura de pêssego e bebida vegetal com o chantilly. Verter em taças. Levar ao frigorífico 30 minutos.

Para a cobertura, coloque a metade de polpa de maracujá num copo alto e triturar com a varinha mágica três vezes por três segundos (o mesmo processo que fez anteriormente). Misturar no puré de pêssegos. Dividir pelas taças. Finalmente é só reservar no frigorífico uma hora. Bom proveito.

Se procura outras sobremesas, de preferência super simples, não precisa de ir mais longe. Carregue na galeria e descubra outras 12 sobremesas saudáveis (e deliciosas) para preparar em 5 minutos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT