Alimentação Saudável

A mousse “mais fit de sempre” que pode comer sem qualquer remorso

"Tão simples, tão bom e somos nós que controlamos o açúcar": palavra da criadora de conteúdos Sandra Nereu.
Uma delicia.

A mousse de chocolate está quase sempre fora dos planos de dieta de quem faz por levar a rigor uma alimentação mais saudável, o mais longe das calorias possível.

Percebe-se facilmente o porquê: a grande maioria das propostas que se veem nas prateleiras dos supermercados até assustam quando se olha para a descrição dos rótulos. É por isso que é sempre uma boa opção ir até à cozinha e embarcar na aventura de fazer receitas caseiras, muito mais saudáveis e de baixas calorias.

No universo das adaptações low carb de receitas de mousses de chocolate, a da Sandra Nereu, criadora do blogue “Panelinha de Sabores” é ambiciosa o suficiente para que a criadora sugira que pode muito bem ser “a mousse mais fit de sempre”. E parece que há provas que vão nesse sentido. Afinal, esta receita não leva nenhuma tablete de chocolate nem uma única gordura adicionada. Para além disso, todo o açúcar pode ser controlado por quem faz a receita. 

Ao todo são apenas quatro os ingredientes necessários para preparar esta alternativa saudável de mousse de chocolate. O tempo que a leva a preparar é outro ponto a favor, já que a faz em cerca de cinco minutos. Depois só tem de esperar que o frigorífico faça o seu trabalho para que possa servir esta mousse de chocolate bem fresca a qualquer hora do dia e a toda a família. 

Do que precisa

— Cinco gramas de folhas de gelatina (três folhas)
— 50 gramas de cacau em pó
— Quatro claras de ovo (160 ml)
— Cinco a seis colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (a criadora da receita usou três de agave em pó e três de stevia)

Como se faz

Comece a receita por hidratar a gelatina em água fria. Num outro recipiente dissolve-a em 120 ml de água quente. Junte o cacau e mexa bem. O objetivo é que obtenha um creme idêntico ao de chocolate derretido. Bata, de seguida, as claras em castelo e adicione o adoçante. Acrescente o creme de cacau e volte a bater com a batedeira na potência mínima ou envolva delicadamente com um espátula. Verta em taças individuais e por último reserve no frigorífico durante três horas.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer outras receitas saudáveis e deliciosas de mousse. Há versões de chocolate ou alfarroba, passando pela manteiga de amendoim e os frutos vermelhos, e até de tapioca ou aveia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT