Travis Kelce não é apenas namorado de Taylor Swift — é uma estrela por direito próprio do futebol americano. Na última noite (11 de fevereiro), tornou-se bicampeão da Super Bowl, a final da NFL (a principal liga de futebol americano dos EUA). Os Kansas City Chiefs venceram os San Francisco 49ers por 25-22, numa final disputada até ao último segundo do prolongamento.
Mas, afinal, qual é o segredo Travis Kelce? O atleta de 34 anos, com 1,96 metros e 113 quilos, ingere uma quantidade absurda de calorias para se destacar na modalidade: ingere quatro mil diariamente.
Segundo as diretrizes nutricionais em vigor, os homens na mesma faixa etária necessitam apenas de 2.200 a 3.000 calorias por dia. A dieta da super estrela é descrita pelo seu chef pessoal, Kumar Ferguson, como uma “cozinha saudável de churrascaria”. “Tudo serve para combustível, conforto, hidratação e nutrição. Há um propósito por trás de cada prato”, afirmou ao “Startland News” em setembro do ano passado. Os bifes, as costeletas e o frango não faltam no menu diário de Travis Kelce.
Atualmente, a dieta do atleta não é muito diferente daquela que tinha quando morava em Cleveland Heights, em Ohio. O pai, Ed Kelce, já revelou que insistia para que os filhos comessem “carne e proteína em todas as refeições”. E a mãe, Donna Kelce, corrobora: “Alimentava-os com muito frango, carne, macarrão, muitos hidratos de carbono.”
French toast com morangos e chantilly antes dos jogos
Ocasionalmente, a fast-food também faz parte da alimentação de Travis. O Whopper, do Burguer King, o Baconator, do Wendy’s Baconator e o Double-Double, do In-N-Out, são os seus três hambúrgueres favoritos. E não pode faltar a maionese e a cebola. Já no que toca ao pequeno-almoço, o profissional de futebol americano prefere o do McDonald’s. Num anúncio que foi divulgado durante o Super Bowl de 2020, Travis revelou que o seu preferido é o McGriddle (uma sanduíche com ovo, queijo e bacon).
O atleta também tem uma queda especial para os doces com bastante açúcar. “Desde que estou nos Chiefs, todas as refeições antes dos jogos incluem uma french toast com morangos e chantilly”, revelou o próprio ao “Inside Hook”, em 2022. O chocolate branco e os marshmallows também fazem as delícias de Kelce. As guloseimas também estão sempre presentes — até mesmo durante as partidas — por vezes, come gomas de ursinhos durante os minutos finais para ter ainda mais energia. Travis encontrou, no entanto, uma alternativa mais saudável às tradicionais Haribo. Em 2019, fundou e é coproprietário de uma linha de gomas nutritivas, a Hilo.
Como acontece a todos nós, há alimentos que não agradam ao atleta. Travis não gosta de “verduras” e diz que só come espinafres porque fazem bem. Também dispensa cachorros-quentes e salsichas. A única exceção é a Polish Boys, uma sanduíche de salsicha, tradicional de Cleveland, no estado do Ohio, de onde é natural. O ketchup também não faz parte das suas preferências, considerando o molho “absolutamente nojento”.
A rotina de treino de Travis Kelce
A par da dieta, segue uma rotina de treino super exigente, com levantamento de pesos e agachamentos. Geralmente, Travis procura volume muscular, apostando em três ou quatro séries de oito a dez repetições.
Mas nem só de trabalhos pesados vive o atleta. Tendo em conta o futebol americano, treinar os ombros é fundamental, bem como a velocidade. Duas vezes por semana, faz sprints de 18 a 45 metros, simulando as distâncias das suas jogadas na NFL.
“Durante a temporada, faço treinos de terça a quinta-feria, pela manhã. Sou madrugador. Geralmente, acordo às 6 da manhã. Faço os treinos antes das nossas reuniões começarem, por volta das 8h15 até às 9 horas. Começo com a parte inferior do corpo — os agachamentos são incríveis. O agachamento frontal trabalha o core, as extremidades inferiores e os quadris. Gosto de trabalhar o core em todos os treinos. Já fiz duas cirurgias, então quero ter a certeza de que tudo funciona da maneira certa”, contou numa entrevista à “Men’s Journal” em 2020.
Mais recentemente, Kelce começou a apostar numa abordagem mais holística, priorizando a manutenção da saúde e a prevenção de lesões, dadas as exigências físicas do futebol profissional. O objetivo é garantir a longevidade da carreira num desporto conhecido pela sua intensidade.
Já nos dias de folga, a rotina de treinos é mais descontraída. Travis Kelce dá prioridade à saúde mental — gosta de relaxar no sofá e fazer compras online. A sauna também ajuda o atleta a descansar física e mentalmente.