Alimentação Saudável

Não é impressão sua: tem mesmo mais fome durante o outono e o inverno

A NiT e a nutricionista Sónia Marcelo explicam-lhe porque é que o nosso organismo reage desta forma nos meses mais frios.
Não está sozinho nesta luta.

Quem nunca sentiu mais fome nos dias frios e chuvosos que atire o primeiro bolo. “Eu já. E bem sei que não é fácil controlar esta fome”, confessou à NiT a nutricionista Sónia Marcelo. Portanto, não está sozinho — e existe uma explicação para isso acontecer.

Segundo a especialista, o nosso organismo gasta mais energias para tentar manter a temperatura corporal. Resultado: pede mais calorias e sentimos mais fome e necessidade de alimentos ricos em hidratos de carbono e gordura. 

“Não devemos ceder a este desejo e comer alimentos calóricos e cheios de açúcar como bolos, chocolate quente, cappuccinos, e pratos típicos cheios de gordura. Devemos, sim, manter a nossa alimentação saudável”, explica.

Segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, o truque está em fazer escolhas equilibradas e conscientes, e aumentar a frequência dos alimentos “quentes” e de conforto (mas saudáveis) na nossa dieta.

Há outra questão importante: o frio diminui a sensação de sede, por isso, é importante manter-se hidratado e colocar lembretes no telemóvel, por exemplo, para beber água ou líquidos quentes não açucarados.

“As vitaminas A, C, D, E e ácido fólico, e os minerais zinco, magnésio e selênio, são os nutrientes que, definitivamente, não podem faltar na alimentação durante o inverno. Têm propriedades antioxidantes, reforçam o sistema imunológico e limitam estados inflamatórios”, continua.

Isto quer dizer que deve privilegiar o consumo de ovos, vegetais de folha verde escura, frutos secos (como nozes e amêndoas), sementes, leguminosas e cereais integrais. No fundo, fazer uma alimentação saudável, segundo a Roda dos Alimentos.

No entanto, há outros truques alimentares que pode colocar em prática para controlar o apetite — e o peso também — durante os meses frios. Carregue na galeria para tomar nota.

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