Alimentação Saudável

Nem Assunção Cristas vai resistir a este arroz de atum — é proteico, colorido e barato

A ex-líder do CDS-PP revelou que a sua versão é o prato perfeito para desenrascar um jantar de família. É económico é nutritivo.
A receita tornou-se viral em 2019.

Uns adoram tudo o que faz, outros nem por isso. Preferências à parte, todos reconhecem a carreira da atual Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Cristina Ferreira já deu palco a alguns dos momentos mais emblemáticos (e caricatos, convenhamos) da televisão portuguesa. De espectadores zangados no programa “Você na TV” que apresentava com Manuel Luís Goucha, aos gritos estridentes quando uma resposta estava “certa” no “Apanha se Puderes”, há vários episódios que envolvem a apresentadora que já fazem parte da memória coletiva nacional.

Um desses momentos aconteceu a 16 de janeiro de 2019, no “Programa da Cristina”, A apresentadora da produção matinal da SIC desafiou inúmeras figuras públicas, da atores a políticos, a cozinharem um prato em direto. Uma das personalidades que aceitou preparar um prato em frente às câmaras foi Assunção Cristas, antiga líder do CDS-PP.

“Quando não há tempo nem há nada em casa, há sempre atum, arroz e polpa de tomate”, explicou. A escolha do prato deu muito que falar, sobretudo nas redes sociais. Muitos identificaram-se com a realidade descrita por Cristas: é o prato ideal quando “é preciso desenrascar” e “os miúdos adoram”. E tem outra grande vantagem: é um prato barato e que rende bastante.

Tal como “Assunção cozinheira, Assunção mulher, Assunção política, Assunção mãe” — assim a descreveu Cristina Ferreira — existem milhares de outros portugueses que já prepararam esta receita. Além de ser rápida de se fazer, é também bastante nutritiva uma vez que o atum (mesmo o de conserva) é fonte de ácidos gordos monoinsaturados, ferro, fósforo, potássio e vitamina D.

Por cada 100 gramas, o atum tem 166 calorias, 28,4 gramas de proteína e apenas 5,8 gramas de gordura, explicou à NiT a nutricionista Lillian Barros. “É uma boa opção para uma refeição pós-treino devido ao elevado teor de proteína”, acrescentou.

A versão que hoje lhe apresentamos foi criada por Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de Sabores” e leva a receita de Cristas mais além, acrescentando-lhe alguns outros sabores e mais cor. Porém, é igualmente fácil de preparar.

O que precisa

— 2 latas de atum em água
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 cebola
— 2 dentes de algo
— Meio pimento vermelho
— 2 tomates maduros
— 140 gramas de milho cozido
— 100 gramas de arroz vaporizado
— 260 gramas de feijão preto cozido
— 2 colheres de sopa de polpa de tomate
— 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
— 1 colher de chá de salsa seca
— sal a gosto
— salsa fresca q.b.

Como se faz

Começa por levar ao lume uma frigideira larga ou um tacho com o azeite, cebola e alho picado. Quando estes amolecerem, adiciona o pimento e os tomates partidos em pequenos cubos. Deixe cozinhar em lume média durante dois a três minutos. Depois, acrescenta o milho, o feijão, o arroz, 250 mililitros de água, a polpa de tomate, pimentão doce, salsa e sal, deixando cozinhar em lume médio até o arroz estar quase cozido. Junta o atum esmagado, envolve, deixa que ferva novamente e serve com salsa fresca.

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas fáceis de preparar com atum em conserva — todas rápidas e saborosas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT