Alimentação Saudável

Nem molhos, nem natas: o bacalhau saudável e simples de fazer

O brandade consiste numa mistura do peixe com azeite e batatas. Apesar de não levar molhos, é um prato muito cremoso e saudável.
Diz que o sabor é bem melhor que o aspeto.

Se as 1001 receitas do famoso bacalhau já não suficientes para um povo que o apelida de “fiel amigo”, não se preocupe. Hoje damos-lhe a conhecer mais uma versão. No entanto, esta tem um twist, apesar de o aspeto criar a ideia contrária — é uma versão saudável, sem molhos nem natas.

Como explica Sandra Nereu no seu blog “Panelinha de Sabores”, a cozinheira apresenta uma receita “sem maquilhagem, sem máscara, feia, pouco vistosa e convidativa”. “Só quem o prova é que sabe o que lá está”. E dada a fama do seu talento culinário, podemos garantir que será uma alternativa que não irá desiludir.

De confeção rápida e prática, este brandade será o prato ideal para dar a conhecer os seus dotes culinários (ou fingir que os tem). Trata-se de uma emulsão feita com o peixe, azeite e batatas, que se apresenta como um prato extremamente cremoso, sem levar qualquer molho. Este fator acaba por revelar a tornar a receita numa alternativa muito menos calórica do que, por exemplo, um bacalhau com natas. 

Do que precisa

3 postas de bacalhau demolhado
650 gramas de batata (pesada com casca)
— 2 colheres e meia de sopa de azeite
3 cebolas
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 colher de chá de pimentão doce (ou molho de soja ou molho inglês)
sal
60 gramas de queijo ralado
leite q.b.
salsa picada q.b.

Como se faz

Coza o bacalhau e escorra. Guarde a água que usou para o cozer e livre-se de pele e espinhas. Coza as batatas descascadas e cortadas em pequenos cubos, em água temperada com sal, até estarem tenras. Leve ao lume uma frigideira larga com as cebolas cortadas em meias luas, uma colher de sopa de azeite e uma concha de água de cozer o bacalhau.

Quando a cebola amolecer, junte o alho picado, o louro e o pimentão-doce. Misture e junte mais água de cozer o bacalhau. Em lume alto, deixe a cebola cozinhar até ficar macia, juntando água de cozer bacalhau sempre que necessário (neste caso, foram precisas 4 conchas). Ainda com algum líquido na frigideira, envolva o bacalhau desfiado na cebolada.

Entretanto, prepare o puré. Escorra a batata e com a batedeira elétrica desfaça-as em puré, juntando meia colher de sopa de azeite e leite aos poucos e conforme necessário para a textura ideal. Adicione o queijo ralado e misture.

Envolver a cebolada de bacalhau e a salsa picada no puré, evitando excesso de líquido. Sirva de imediato com 1 colher de sopa de azeite em fio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT