Alimentação Saudável

Parecem saudáveis, mas não são. Estes são os alimentos mais enganadores do supermercado

Há vários produtos que à primeira vista parecem saudáveis, mas a verdade é que acabam por ter uma composição nutricional pobre.
De certeza que compra algumas coisas.

São produtos atrás de produtos, amontoados nas prateleiras dos supermercados. Entre potnuações nutritivas, tabelas complicadas e alegações de vantagens para a saúde, é difícil encontrar as opções mais saudáveis. Algumas escolhas são óbvias, mas a verdade é que há produtos que à primeira vista podem parecer pelo menos mais saudáveis do que outras versões, mesmo não o sendo. 

“Independentemente do tipo de género alimentício que temos à nossa frente, devemos sempre analisar a sua lista de ingredientes, de forma a garantir que é simples. Também devemos sempre consultar a sua tabela nutricional, de forma a perceber se cumpre com as recomendações do semáforo da direção-geral da saúde. Só deste forma é possível perceber se uma opção pode ser considerada equilibrada”, começa por contar a nutricionista Lia Faria.

Para que da próxima vez que for às compras as dúvidas sejam mais pequenas, a NiT pediu à especialista em nutrição que fizesse uma lista com ingredientes que provavelmente andam a enganar as pessoas. Prometem ser saudáveis, mas quando chega a hora da verdade, as suas características não o comprovam.

“Um dos melhores exemplos que posso dar é o molho de iogurte. Nenhuma opção de compra é melhor do que uma proposta destas feita em casa, com iogurte, sal, pimenta, alho, azeite e ou vinagre. As versões de supermercado, além de mais calóricas, são também bastante processadas com listas de componentes complexas e aditivos desnecessários.”

Por exemplo, em média, cada embalagem de 100 gramas deste produto tem cerca de 325 calorias, 10 gramas de hidratos de carbono, dos quais 3,4 são açúcares, e 2,1 gramas de sal. Ao mesmo tempo, conta apenas com 0,3 gramas de fibra e 0,7 gramas de proteína. Estes são valores muito aquém dos recomendados como bons nutricionalmente. Destacam-se pelo elevado teor calórico e pelo baixo teor proteico.

Carregue na galeria para ficar a conhecer quais são outros alimentos que à primeira vista parecem saudáveis, mas que não o são realmente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT