Acabar com os mitos à volta das dietas e sugerir um método eficaz e adaptado ao dia-a-dia é o objetivo da nutricionista Rita Rocha de Macedo. Para isso, criou o livro “A Dieta Prática“, em 2017. Vendeu mais de cinco mil exemplares e três edições. Agora, em forma de complemento, acaba de lançar o segundo livro, que chegou às livrarias a 6 de março.
Chama-se “Mais Receitas da Dieta Prática” (16,98€) e traz mais 28 dias de dieta com 83 receitas simples, rápidas e saborosas para todas as alturas do dia. Quase todas têm um tempo de preparação inferior a 15 minutos.
No fundo, a especialista, licenciada em Ciências da Nutrição, pensou em tudo: não apenas no regime alimentar, mas também em conseguir refeições equilibradas, variadas e fáceis de adotar.
“As pessoas pensavam que não conseguiam fazer a dieta porque não tinham dinheiro para gastar nos produtos da moda, como as sementes e os frutos secos”, contou à NiT no lançamento do primeiro livro.
Com isto tudo, a autora garante que é possível emagrecer até seis quilos em quatro semanas. Ou seja, os tais 28 dias.

Como se faz esta dieta?
Primeiro, é importante que saiba que se trata de uma dieta rica em proteína, fibra e em gordura vegetal. Por outro lado, é pobre em hidratos de carbono.
Na duas primeiras semanas, há uma restrição de hidratos de carbono ao almoço e ao jantar. E nas restantes refeições há também um limite. Na terceira semana, a regra mantém-se. No entanto, há ainda uma redução na ingestão calórica ao jantar, com a introdução de três jantares leves.
Na quarta e última semana existe a reintrodução de hidratos de carbono ao almoço, três vezes por semana, de preferência integrais. Contudo, continua-se com os três jantares leves.
Durante estes 28 dias, há três regras fundamentais que a autora destaca: “nunca passar fome”, “não saltar refeições” e ter “duas refeições livres”.