Alimentação Saudável

Nesta dieta pode perder 10 quilos em 28 dias — e é segura

Está dividida em três fases e cada uma dura entre dois a três dias. A NiT explica-lhe tudo.

Boas notícias: não vai passar fome.

Se corre, treina e faz uma alimentação super equilibrada e mesmo assim nada acontece, talvez seja o metabolismo o culpado. A boa notícia é que há uma dieta que ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a emagrecer. Para sermos mais precisos: dez quilos em 28 dias.

“O metabolismo consiste num conjunto de reações químicas que permitem ao organismo transformar a energia obtida através dos alimentos e a utilizá-la para diversas funções vitais”, diz à NiT Bárbara Almeida de Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Isto quer dizer que quanto maior for a taxa metabólica mais fácil será perder peso. Por isso, esse pode ser o motivo pelo qual não está a atingir os objetivos que quer.

De acordo com a especialista, quando nos sujeitamos sistematicamente o organismo a dietas restritivas, o corpo tende a queimar menos calorias e a guardar mais. Desta forma, acaba mesmo por criar reservas de gordura para prevenir carências no futuro.

Para evitar isso, Haylie Pomroy, uma nutricionista norte-americana, criou a dieta do metabolismo. A promessa é que vai realmente acelerar o metabolismo, promover o ganho de massa muscular e equilibrar as hormonas. No final, consegue perder dez quilos em 28 dias.

O que é que se tem de fazer nesta dieta?

Para conseguir os benefícios anteriores, é necessário fazer sempre cinco refeições por dia. Comer até 30 minutos depois de acordar, beber dois litros de água por dia e comer apenas os alimentos permitidos, são as regras.

A dieta está dividida em três fases, sendo que cada uma dura entre dois a três dias. Nesse período, a proporção de hidratos de carbono, proteína e gordura vai variando. Assim, a dieta não se torna monótona e, muito importante, não passa fome.

Os produtos industrializados, lacticínios, cereais com glúten, milho, soja, refrigerantes, sumos de fruta e café estão completamente excluídos da dieta do metabolismo. Por outro lado, pode apostar em condimentos como o cacau, canela, curcuma, vinagre, pimenta do reino e gengibre, uma vez que ajudam a corrigir a inflamação do organismo e a promover a perda de gordura.

“Estas 3 fases são repetidas ao longo das semanas até atingir a meta dos 28 dias”, explica.

É uma dieta segura?

Segundo Bárbara de Almeida Araújo, ao contrário da dieta do ovo e do leite, por exemplo, a do metabolismo é segura. O facto de existir uma várias refeições ao longo dia, muita hidratação e uma grande variedade de alimentos, faz com que os seguidores desta dieta não passem fome nem fiquem carente de nutrientes importantes para o organismo. Aliado a isto, é importante conjugar este plano com atividade física.

No entanto, é sempre importante ter o acompanhamento de um nutricionista que garanta que estamos a fazer tudo bem. No caso de pessoas com patologias, é ainda mais fundamental confirmar junto de um especialista se pode ou não seguir a dieta.

Carregue na imagem e descubra no que consiste cada fase desta dieta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT