Alimentação Saudável

Nunca sirva figos a vegetarianos ou veganos — vão estar a comer insectos sem saber

Por vezes assume-se que as frutas são seguras para os veggie, mas a verdade é que podem conter produtos de origem animal.
As partes crocantes não são da vespa.

Quem nunca pensou que a fruta é o paraíso das pessoas veganas e que podem comer qualquer variedade que queiram? A verdade é que não passa pela cabeça dos comuns omnívoros que as frutas possam conter produtos de origem animal. No entanto, há seis frutas que devem ser evitadas por quem segue uma rigorosa alimentação veggie. 

Os figos são os primeiros a entrarem nesta lista porque contém insetos dentro do próprio fruto. Sim, é verdade. Quando uma vespa poliniza um figo, fica muitas vezes presa lá dentro. Os figos comestíveis e maduros têm sempre pelo menos uma vespa fêmea morta presa no seu interior.

No entanto, não vai encontrar o animal inteiro. Quando uma vespa fêmea morre dentro de um figo, uma enzima na fruta decompõe a sua carcaça em proteínas. A vespa é, de facto, digerida pelo figo utilizando uma enzima chamada ficina. Esta substância que digere proteínas é encontrada nas paredes da fruta e decompõe completamente a vespa. Basicamente, o figo come a vespa e transforma-a em parte da fruta.

Enquanto alguns tipos de figos podem desenvolver frutos sem polinização, muitos outros dependem de um tipo particular de vespa, simplesmente conhecida como vespa de figo (embora na realidade existam quase mil espécies diferentes) para os polinizar de modo a que possam dar frutos.

Através de um espantoso ato da natureza, da evolução, de Deus ou apenas da espantosa boa sorte, e daquilo a que os biólogos chamam mutualismo, certos tipos de vespas e figueiras dependem umas das outras para se reproduzirem. Há uma certa variedade de figueiras e cada uma pode ser polinizada por apenas uma espécie de vespa.

Mas como funciona o processo? Uma vespa fêmea entra no figo através de uma passagem estreita tão apertada que fará com que as suas asas sejam arrancadas, tornando-a assim incapaz de sair. Se o figo for uma fêmea, então ela vai polinizá-lo mas não pode pôr os seus ovos no interior. Sem poder escapar, vai acabar por morrer dentro do figo.

Se, por outro lado, a vespa entrar num figo macho, pode pôr os seus ovos com sucesso. Infelizmente para ela, ainda sem asas, morrerá de novo dentro do figo mas os seus ovos darão origem a novas vespas. Antes de se transformarem completamente, as larvas fazem um túnel para sair do figo, levando consigo o pólen macho, que passará então a polinizar os figos fêmeas. Não importa o que aconteça, a vespa fêmea morre sempre dentro do fruto que é então comido por nós, humanos.

Ainda assim, esteja descansado porque as partes mais crocantes do fruto não são vestígios da vespa morta, uma vez que o animal é totalmente decomposto pelo fruto.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT