Alimentação Saudável

Nutella Vs. creme de avelãs fit. Afinal, qual é que deve incluir na sua alimentação?

Uma coisa são as crenças populares, outra são os factos da nutrição. Os especialistas deram a resposta final à NiT.
Poucos conseguem resistir.

A Nutella é capaz de ser um dos alimentos mais consensuais em todo o mundo: todos adoram e poucos lhe resistem. O grande problema nesta história é a quantidade de açúcar adicionados, calorias e óleos que o famoso creme de avelãs da Ferrero leva.

No entanto, as calorias de um produto não são tudo no momento em que o consumimos. No que toca a este tipo de alimentos, a grande maioria diria que a Nutella (e outros produtos do mesmo género) seria uma má opção tanto para incluir na alimentação de adultos, como dos miúdos. Até foi assim que surgiram as versões alternativas para comer “sem culpa”.

Estas opções são uma mera ilusão, como explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo. “A opção mais fit vai ter sempre imensos aditivos alimentares. E, por uma quantidade moderada, as diferenças não são assim tão significativas. De forma geral, tem mais proteína e menos açúcares, mas mais gordura e mais aditivos”.

Depois, há o outro lado, como adianta a especialista em nutrição Carolina Reis Amaro: “Não é por um chocolate de barrar ter mais proteína dos que as versões normais, que significa que faz sentido ser consumido do uma forma mais frequente ou em maiores quantidades”.

Nas versões chamadas “proteicas”, para obter um aporte de proteína a partir de um chocolate, teríamos de ingerir uma quantidade exacerbada, que se traduz numa elevada ingestão de calorias, açúcar e gordura.  Já as opções “low sugar” são doces porque têm edulcorantes. 

Em termos calóricos as diferenças não são muito significativas. A base destes produtos terá sempre pouco interesse nutricional. “O mais importante é ter atenção aos ingredientes e às quantidades. Não é algo que se deva consumir com frequência, mas se for esporadicamente, numa alimentação equilibrada não tem mal”, explica Sónia Marcelo.

O facto de um produto conter açúcar na sua composição não faz com que seja um mau alimento, da mesma forma que ser considerado proteico não equivale a ser, necessariamente, a melhor opção. Em todo o caso, a solução mais saudável é mesmo fazer a sua própria Nutella, com ingredientes reais e nutritivos.

Para isso mesmo, siga a sugestão de Sónia Marcelo. Basta trocar o chocolate cacau, que é mais rico em antioxidantes; substituir o açúcar por mel ou xarope de agave, que contém vários minerais e vitaminas; e trocar o açúcar por stevia, que é um adoçante natural que não possui calorias.

Do que precisa

— Uma chávena de chá de avelãs sem a parte castanha;
— Um quarto de uma chávena de cacau em pó;
— Três colheres de de sopa de leite de avelã;
— Duas colheres de sopa de mel ou xarope de agave;
— Uma colher de chá de stevia;
— Uma colher de sopa de margarina vegetal;
— Meia colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
— Sal (opcional).

Como se faz

Comece por passar as avelãs para um processador e triturar até obter uma espécie de pasta. De seguida, adicione os restantes ingredientes e volte a picar tudo até conseguir uma mistura cremosa. No final, prove e veja se é necessário juntar extrato de baunilha e sal. Passe tudo para um frasco e guarde no frigorífico.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas em que pode usar este creme de avelãs (verdadeiramente) saudável.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT