Alimentação Saudável

O alimento que dá energia e que pode comer todos os dias para passar a beber menos cafés

Encontra-o em qualquer supermercado e pode utilizá-lo nas mais variadas formas. Se preferir, pode comê-lo ao pequeno almoço.

Beber café é um ritual para muitos portugueses. Não pode faltar no pequeno-almoço da maioria e depois do almoço também poucos o dispensam. E, ao longo do dia,  quase todos os motivos são válidos para fazer uma pausa para mais uma bica ou cimbalino. Depois da água, é a bebida mais consumidas em todo o mundo e tem especial destaque na cultura portuguesa fazendo parte dos hábitos do nosso dia a dia.

Já muito se disse sobre o café. Há estudos que indicam que o consumo moderado desta bebida é vantajoso para a saúde. Por outro lado, existem especialistas que defendem que pode ser maléfico para o organismo, sobretudo se ingerido em excesso.

A cafeína, a substância ativa desta bebida, provoca um aumento do estado de alerta e a inibição do sono. O efeito que provoca no organismoé uma das razões por trás do sucesso do café. É um estimulante natural que promove uma aceleração do batimento cardíaco e que, conforme a quantidade ingerida, e a sensibilidade das pessoas pode provocar tremores, sensação de inquietação e ansiedade em excesso.

A maioria dos adultos saudáveis pode consumir de forma segura até 400 miligramas de cafeína por dia, o equivalente a quatro cafés expresso. Porém, esta quantidade deve ser controlada, principalmente se existirem patologias associadas, tais como a hipertensão arterial.

Para controlar o consumo de cafeína e assim prevenir o aparecimento de algumas doenças a nutricoach Sónia Marcelo alerta para “a grande vantagem de optar por outras bebidas, ou alimentos, substitutos do café, com quantidades mais reduzidas de cafeína, ou com outros ingredientes que, ao longo do dia,ajudam a reestabelecer os níveis de energia”.

É o caso do goji, um fruto constituído por pequenas bagas vermelhas, que são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC e consumidas já secas e cruas. “As bagas são ricas em antioxidantes, em proteínas, vitaminas e minerais, ómega 3 e 6 são uma excelente forma de proporcionar bem-estar e de sentir mais energia ao longo dia”, refere a nutricionista. No total contêm 19 aminoácidos, incluindo oito essenciais para o organismo.

Por terem um sabor adocicado, podem substituir as opções carregadas de açúcares simples, uma vez que são um snack natural e de absorção lenta e promovem a sensação de saciedade. Por outras palavras, faz com que não esteja sempre a comer.

A sua raiz apresenta propriedades antibacterianas que contribuem para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue (o pico ocorre três a quatro horas após o consumo) e para a diminuição da temperatura corporal. Além disso, contêm kukoaminas, substâncias que diminuem o colesterol e têm efeito antihipertensor.

Em Portugal, as bagas de goiji encontram-se à venda desidratadas. Podem ser consumidas assim, ou podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, cereais de pequeno-almoço ou batidos, por exemplo. São fáceis de encontrar na maioria dos supermercados nacionais, tais como o ContinentePingo Doce, Auchan, Lidl, Celeiro, entre outros. Os preços dos sacos de 150 gramas começam nos 2,99€.

Existem ainda mais opções que pode incluir na alimentação para reduzir o consumo de café. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT