Alimentação Saudável

O amendoim em pó tornou-se um dos mais inesperados sucessos da Mercadona

Foi uma das novidades de setembro nos supermercados. As vendas dispararam assim que chegou às lojas da cadeia espanhola.
Uma novidade para desportistas.

Houve um tempo em que quem procurava produtos saudáveis mais específicos era capaz de ter mais sorte longe das grandes superfícies. As tendências dos últimos anos e a própria pandemia acabaram por mudar as coisas.

Por um lado, há cada vez negócios especializados. Snacks saudáveis, barras energéticas, sumos, há toda uma panóplia de opções que a Internet veio facilitar. Por outro, com o mercado fit a crescer, há cada vez mais opções saudáveis dentro das grandes cadeias de hipermercados.

Atentas às tendências, têm surgido opções que procuram satisfazer clientes à procura de produtos mais específicos. O Pingo Doce, por exemplo, já está a dar vida a toda uma nova linha pensada para desportistas. Mas há também novidades que se tornam sucessos curiosos.

É isso que está a acontecer com a Mercadona. A cadeia de origem espanhola está em processo de expansão em Portugal. Mas há um produto em particular que se tem destacado.

Trata-se de um lançamento da Hacendado, marca própria da Mercadona, de embalagens de amendoim em pó. A novidade chegou em setembro às lojas e é a própria Mercadona que explica que foi pensado “especialmente os que gostam de se cuidar e também de cozinhar, é ideal para desportistas por ser uma opção com baixo teor de gordura e alto teor de proteínas, podendo ser misturado em batidos, bolos ou em pratos salgados para fazer molhos”.

O sucesso tem sido estrondoso. A 16 de setembro, a marca revelou que tem vindo cinco mil unidades diárias em toda a cadeia. Os frutos secos não são sequer das opções menos calóricas.

Um sucesso.

Para termos uma noção, o valor nutricional (por 100 gramas é de 589 calorias. Tem ainda 47,7 gramas de gordura, 10,1 gramas de hidratos de carbono, 25,4 gramas de proteína e 8,8 gramas de fibra.

Não por acaso, se há alerta que os nutricionista costumam fazer sobre os frutos secos, é que não devem ser usados em abundância se a preocupação ´passa por controlar o peso. Há, no entanto, uma série de outros benefícios. E o amendoim não é exceção.

O amendoim é rico em vitaminas do complexo B e E, é um antioxidante natural que ajuda, por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce. O alto teor de gorduras e proteína faz com que seja uma fonte saudável de energia. E eis algo curioso: mesmo sendo calórico, até é entre os frutos secos o menos calórico.

A versão que tem feito sucesso na Mercadona é apresentado como amendoim em pó magro, essencialmente pela redução em gorduras. As embalagens à venda por 3€ tem também vantagem pela versatilidade.

Na prática, pode ser usado numa série de situações. Há quem opte por juntá-lo ao iogurte, leite ou bebida vegetal. Pode ser integrado num smoothie como energia para gastar numa sessão de treino. Nas cozinha pode ainda ser usado para confecionar uma série de coisas, como barritas, biscoitos, panquecas, bolos ou cremes, guisados ​​e molhos.

Em comum, têm este lado de poderem integrar soluções de pequenos-almoços mais saudáveis ou de substituir um daqueles snacks a meio da manhã ou da tarde. Os snacks são, muitas vezes, pequenas armadilhas que resolvemos com opções práticas mas nem sempre saudáveis. Nada como ir preparando alternativas mais saudáveis para o dia a dia. Se for para um extra de energia para gastar, perfeito.

Já agora, quer saber como se apresentam em termos de calorias os amendoins e outros frutos secos? Carregue na galeria para descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT