Alimentação Saudável

O arroz de brócolos que se faz em apenas cinco minutos — e que até os miúdos adoram

Basta lavar os legumes, colocá-los numa frigideira e temperá-los. É a combinação vegetal ideal para acompanhar uma refeição.
Estes vegetais têm super poderes.

Convencer os miúdos a comerem vegetais pode ser complicado, sobretudo quando a probabilidade de transformar o jantar num cenário de birra é grande. E quando o caso mete brócolos, a tarefa parece quase impossível.

Temos boas notícias: existem soluções fáceis de preparar os legumes para que desapareçam do prato sem uma única reclamação. Basta escolher a receita certa, um prato que os entusiasme ou no qual eles passem despercebidos.

A sugestão da nutricionista Lilian Barros é um arroz de brócolos, perfeito para acompanhar um prato de carne, por exemplo. Esta receita é ótima para pôr os miúdos a comer legumes e também para aproveitar um vegetal que tem quase super poderes. 

O sulfrano, um fitoquímico presente nos brócolos, acaba com os vestígios de gordura rapidamente. Também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que quer dizer que vai ter menos vontade de atacar tudo o que está no frigorífico e na despensa. E como se tudo isso não bastasse, a vitamina B6, folato e carotenoide, que reduzem o risco de doenças do coração, também estão presentes neste alimento.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lillian Barros (@nutricionistalillian)

Do que precisa

— 1 brócolo
— 1 ou 2 cebolas
— 1 dente de alho picado
— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 2 mãos cheias de coentros picados
— Sal e pimenta q.b.

Como se faz

Comece por lavar muito bem os brócolos e pique-os. Depois de obtida a textura de arroz, numa frigideira ou num wok, coloque o azeite e a cebola (muito bem picada) e deixe alourar. Junte o alho e os brócolos. Mexa bem para envolver tudo. 

A nutricionista alerta para não deixar cozinhar demais para não virar uma papa. Por isso, cinco minutos serão suficientes. No final, tempere, junte os coentros picados e sirva.

Carregue na galeria para ver mais cinco receitas com este super alimento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT