Alimentação Saudável

O bacalhau à brás low carb perfeito para levar nas marmitas para o trabalho ou praia

Às vezes uma simples mudança num dos ingredientes principais transforma por completo um prato — para melhor.
Uma receita que muitos adoram.

É provável que este prato não lhe seja, de todo, alheio. O bacalhau à Brás é um dos grandes clássicos da cozinha portuguesa, mas está longe de ser o mais leve. Felizmente isso não é significa que o deva pôr de lado: às vezes, uma simples mudança faz toda a diferença.

Atualmente, já existem inúmeras sugestões para quem não quer abdicar de consumir este peixe bastante saudável. Um exemplo é esta versão low carb, que pode fazer em maior quantidade para na marmita para o trabalho ou para a praia. Assim garante que irá comer algo saudável e prático, sem ter de cozinhar todos os dias.

Segundo Ana S. Guerreiro, da plataforma online “Mamã Paleo”, a melhor opção é mesmo substituir a batata e os molhos por ingredientes com menos hidratos e gorduras, como o alho francês e o azeite.

Do que precisa

— 5 ovos
— 300 gramas de bacalhau desfiado (previamente demolhado)
— 1 cebola grande cortada em meias luas não muito grossas
— 2 dentes de alho picados
— salsa picada (a gosto)
— coentros picados (a gosto)
— 50 gramas de alho francês (rodelas fininhas)
— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de chá de curcuma ( opcional)
— sal e pimenta (a gosto)

Como se faz

Refogue a cebola, o alho e a salsa no azeite e quando a cebola estiver amolecida adicione o bacalhau, deixe cozinhar por cinco minutos, e depois acrescente o alho francês.
Envolva bem e, por fim, junte os ovos batidos com a curcuma, o sal e pimenta. Mexa até ficar no ponto de confeção que lhe agrade, com os ovos mais ou menos cozinhados. Polvilhe com salsa e coentros. Sirva com salada ou arroz de couve-flor.

Agora que o prato principal já está pronto, passemos para a sobremesa. Espreite estas 16 receitas de mousse que pode comer sem estragar a dieta. Há opções para todos os amantes de doces: mousse de chocolate ou alfarroba, manteiga de amendoim, frutos vermelhos e até de aveia. Carregue na galeria para as descobrir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT