Alimentação Saudável

Será que o badalado chá que promete desinchar o corpo funciona mesmo?

Chama-se Desinchá e é feito à base de oito plantas naturais. A NiT foi descobrir se vale o burburinho que tem gerado.
É mesmo muito popular.

O Desinchá já é um queridinho de muitas celebridades brasileiras há anos, mas agora tem conquistado cada vez mais portuguesas. Quem costuma andar pelas redes sociais certamente que já ouvi falar sobre ele. A infusão é realmente um fenómeno no meio fit. Mas a dúvida que ainda paira na cabeça dos mais céticos é se realmente vale a pena. A NiT foi procurar saber a resposta.

Como o nome indica, o chá promete ajudar a desinchar, a reduzir o volume e é ainda um energizante que ajuda a aguentar o dia. A fórmula foi desenvolvida por nutricionistas e leva apenas chá verde, mate, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia, carqueja e alecrim. E são estes ingredientes todos juntos que vão, segundo a marca, ter o efeito esperado.

Se funcionar pode ser a solução para aquele incómodo da barriga inchada que incomoda grande parte das mulheres. Quem nunca saiu de casa com a barriga lisa e voltou com o botão das calças desapertado por não aguentar o desconforto? Isto pode ter várias razões.

“O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação, as alterações hormonais, o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até os problemas digestivos podem ser um dos motivos para termos a barriga inchada quase sempre”, explica à NiT Sónia Marcelo, nutricoach e autora do blogue “Dicas de uma Dietista”. Nestes casos, além de adaptar a alimentação, pode ser necessário beber algumas infusões que têm um poder diurético e ajudam na retenção de líquidos.

É também isto que o Desinchá promete. “É saudável, porque é feito à base de plantas e ervas. E são ingredientes que ajudam a acelerar o metabolismo e a melhorar a digestão”, explica a nutricionista. O que leva a concluir que é realmente um bom aliado para quem sofre de retenção de líquidos ou de problemas com a digestão. Sónia Marcelo lembra ainda que, apesar destes chás ajudarem, “o nosso organismo tem mecanismos de desintoxicação naturais”, pelo que não se deve abusar da sua utilização, mas “privilegiar uma alimentação saudável e equilibrada ao longo do ano”.

O famoso.

Porque é que esta combinação é tão eficaz?

Quando comparado com o chá de hibisco ou de centelha asiática, Sónia Marcelo não hesita em explicar que este é muito mais completo e, por isso, mais eficaz. Os ingredientes são a chave para o sucesso desta bebida. “Este acaba por ser melhor porque tem a conjugação de vários chás e estão na proporção certa a consumir”, acrescenta a especialista em nutrição.

O chá verde, a carqueja e o mate ajudam a queimar a gordura e têm uma ação diurético. O gengibre é um termogénico com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como a sálvia e o alecrim. Estes último são também conhecidos por ser bons para dar um boost de energia e por ajudarem a melhorar o humor. Assim como o guaraná.

A hortelã é rica em proteína, potássio cálcio, magnésio, ferro e nas vitamina B6 e C. E há mais um ponto positivo: contém uma boa quantidade de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade. Ou seja, vai ajudá-lo a não ter fome durante mais tempo e, assim, controlar o apetite. Isto quer dizer que este chá também é um aliado para quem está a tentar perder peso.

Como se deve ingerir este chá?

A caixa vem com 60 saquetas e custa cerca de 29,99€. Em Portugal pode encontrá-lo no Celeiro ou no site da Huxia Sports. De acordo com a marca, a ingestão ideal é de uma ou duas chávenas por dia. O modo de preparo também não se afasta do tradicional, basta ferver a água, inserir o pacote coma  infusão e deixar repousar por  cinco minutos.

Carregue na galeria para conhecer também as sugestões da nutricionista Bárbara de Almeida de Araújo com três bebidas à base de chá da Ringana (marca austríaca pioneira no setor dos cosméticos naturais e dos suplementos alimentares).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT