Crosta crocante, mousse sedosa e chantilly refrescante. O outro lado da equação é igualmente apelativo: poucas calorias, vegan, sem glúten e laticínios. Esta sobremesa paleo é tudo o que o seu fim de semana precisa. As três camadas dão-lhe a textura necessária, mas não servem para o distrair da falta de doçura. Ela está lá e não precisa de disfarces.
A receita combina chocolate ao improvável abacate e cajus, com o peso da doçura a recair muito em cima das sempre versáteis tâmaras. Outra vantagem? Não precisa de ser cozinhado. Pode ser tudo feito com um par de taças, uma misturadora e um frigorífico.
Se ainda não planeou qual vai ser o doce com que vai pecar no final da semana, tome nota. Esta é uma receita do famoso site “Secret Healthy Home”.

Do que precisa
Para a crosta de chocolate
— 156 gramas de farinha de amêndoa
— 170 gramas de tâmaras sem caroço
— 25 gramas de cacau cru em pó (pode usar cacau em pó normal)
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— Opcional: ¼ de colher de chá de café instantâneo em pó
Para a mousse
— 125 mililitros de água (pode usar a água de demolhar as tâmaras)
— 25 gramas de cacau cru em pó (pode usar cacau em pó normal)
— 80 gramas de chocolate negro sem laticínios
— 2 colheres de sopa de xarope de ácer
— 1 pitada de sal rosa dos Himalaias
— 1 colher de chá de café instantâneo em pó
— 140 gramas de cajus crus
— 1 abacate médio maduro
Para a cobertura
— 255 gramas de chantilly de coco
Como se faz
Pegue em duas taças. Em cada uma delas, demolhe separadamente os cajus e as tâmaras em água a fervida durante pelo menos 15 minutos.
Enquanto espera, faça a base de chocolate. Unte com óleo de coco uma forma de 22 centímetros. Num processador, misture as tâmaras e o resto dos ingredientes da crosta até obter uma massa pegajosa. Se estiver demasiado desfeita, junte água e volte a combinar até ter a consistência desejada. Coloque a massa no fundo da forma, pressione-a para que fique com a mesma altura de forma uniforme e coloque-a no frigorífico. Não lave o processador. Já vai perceber porquê.
Agora a mousse. Numa pequena panela, adicione a água, o cacau, o chocolate, o xarope de ácer, sal e café em pó. Leve a lume baixo e vá mexendo até que tudo se dissolva.
Descasque o abacate, tire o caroço e coloque-o no processador, juntamente com os cajus. Vá adicionando a mistura de chocolate da panela. Misture tudo durante cinco a sete minutos até obter uma consistência muito suave.
Quando a crosta estiver bem firme, tire do frigorífico e cubra-a com a mousse, alisando para que fique toda com a mesma altura. Cubra depois com o chantilly de coco e finalmente com os toppings que preferir: pode usar frutos silvestres ou raspas de chocolate. Leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora antes de servir.
Carregue na galeria para conhecer outras sugestões de sobremesas da NiT.