Alimentação Saudável

O belíssimo bolo mousse de chocolate saudável que não precisa de ir ao forno

Basta ficar uma hora no frigorífico e tem a sobremesa pronta para qualquer hora do dia.
Uma fatia não vai chegar. Felizmente é light

Crosta crocante, mousse sedosa e chantilly refrescante. O outro lado da equação é igualmente apelativo: poucas calorias, vegan, sem glúten e laticínios. Esta sobremesa paleo é tudo o que o seu fim de semana precisa. As três camadas dão-lhe a textura necessária, mas não servem para o distrair da falta de doçura. Ela está lá e não precisa de disfarces.

A receita combina chocolate ao improvável abacate e cajus, com o peso da doçura a recair muito em cima das sempre versáteis tâmaras. Outra vantagem? Não precisa de ser cozinhado. Pode ser tudo feito com um par de taças, uma misturadora e um frigorífico.

Se ainda não planeou qual vai ser o doce com que vai pecar no final da semana, tome nota. Esta é uma receita do famoso site “Secret Healthy Home”.

Já está com fome, não está?

Do que precisa

Para a crosta de chocolate
— 156 gramas de farinha de amêndoa
— 170 gramas de tâmaras sem caroço
— 25 gramas de cacau cru em pó (pode usar cacau em pó normal)
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— Opcional: ¼ de colher de chá de café instantâneo em pó

Para a mousse
— 125 mililitros de água (pode usar a água de demolhar as tâmaras)
— 25 gramas de cacau cru em pó (pode usar cacau em pó normal)
— 80 gramas de chocolate negro sem laticínios
— 2 colheres de sopa de xarope de ácer
— 1 pitada de sal rosa dos Himalaias
— 1 colher de chá de café instantâneo em pó
— 140 gramas de cajus crus
— 1 abacate médio maduro

Para a cobertura
— 255 gramas de chantilly de coco

Como se faz

Pegue em duas taças. Em cada uma delas, demolhe separadamente os cajus e as tâmaras em água a fervida durante pelo menos 15 minutos.

Enquanto espera, faça a base de chocolate. Unte com óleo de coco uma forma de 22 centímetros. Num processador, misture as tâmaras e o resto dos ingredientes da crosta até obter uma massa pegajosa. Se estiver demasiado desfeita, junte água e volte a combinar até ter a consistência desejada. Coloque a massa no fundo da forma, pressione-a para que fique com a mesma altura de forma uniforme e coloque-a no frigorífico. Não lave o processador. Já vai perceber porquê.

Agora a mousse. Numa pequena panela, adicione a água, o cacau, o chocolate, o xarope de ácer, sal e café em pó. Leve a lume baixo e vá mexendo até que tudo se dissolva.

Descasque o abacate, tire o caroço e coloque-o no processador, juntamente com os cajus. Vá adicionando a mistura de chocolate da panela. Misture tudo durante cinco a sete minutos até obter uma consistência muito suave.

Quando a crosta estiver bem firme, tire do frigorífico e cubra-a com a mousse, alisando para que fique toda com a mesma altura. Cubra depois com o chantilly de coco e finalmente com os toppings que preferir: pode usar frutos silvestres ou raspas de chocolate. Leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora antes de servir.

Carregue na galeria para conhecer outras sugestões de sobremesas da NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT