É um dos pratos mais consensuais entre os portugueses. Leva um bife frito, uma generosa dose de batatas fritas e muito molho. Falamos do famoso bitoque, servido em tascas e restaurantes por todo o País.
A versão original é preparada com carne bovina, frita em azeite, óleo, banha ou margarina, e posteriormente regada com vinho branco para realçar o sabor. É frequentemente acompanhada por um ovo estrelado, mal passado, e o molho— fundamental — deve ter um intenso sabor a alho.
Sabor não lhe falta, mas calorias também não. Devido à gordura usada na confeção da carne e na fritura das batatas, esta é uma opção que apenas deve incluir na sua alimentação ocasionalmente. Contudo, existe uma versão mais saudável que não requer uma visita a um restaurante e que é fácil de preparar em casa.
Esta alternativa substitui os bifes de carne vermelha por peito de peru e utiliza batata-doce assada em vez da tradicional batata frita. O ovo também é preparado de modo a reduzir as calorias. A receita, que serve duas pessoas, pode ser encontrada no blogue “Maria Eduarda Receitas & Lifestyle”.
Do que precisa
— 2 bifes de peru
— alho em pó q.b.
— pimenta q.b.
— sumo de limão q.b.
— 2 batatas-doces
— orégãos q.b.
— fio de azeite
— 2 ovos
Como se faz
Comece por preparar a batata-doce: descasque e corte-a em palitos grossos, lavando-os em água e secando-os com papel absorvente. Quanto mais secas estiverem, mais estaladiças ficarão. Distribua os palitos num tabuleiro de forno, polvilhe com orégãos e regue com um fio de azeite. Leve ao forno até que fiquem douradas.
Depois, tempere os bifes com alho em pó, pimenta e sumo de limão, deixando-os a tomar gosto por alguns minutos antes de os grelhar. Por último, para cozinhar o ovo, coloque-o numa boa frigideira antiaderente e cubra. Deixe cozinhar até atingir o ponto desejado. Sirva o bitoque com uma salada ao seu gosto.
Carregue na galeria para descobrir sete receitas vegetarianas para agradar aos amigos e familiares que não comem carne nem peixe.