Alimentação Saudável

O bolo de banana sem açúcar que não vai estragar nenhuma dieta

Conta com um toque adocicado dado pelas tâmaras que vale a pena descobrir.
Saboroso e para repetir.

Já se sabe, a banana não é das frutas mais leves, por isso é natural que cause sempre alguma desconfiança em quem está preocupado em manter a linha. Mas este é um fruto que também tem vários benefícios. E se for usada em sobremesas, substituindo outros doces mais calóricos, tanto melhor.

A banana é o tipo de alimento que deve fazer parte de qualquer lista de compras. Além de ser rica em magnésio, é o tipo de alimento que os músculos vão agradecer. E de acordo com Bárbara de Almeida Araújo, a banana é rica em triptofano, um percursor de serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono. Razão pela qual a nutricionista a inclui numa lista de alimentos que se pode comer antes de dormir.

A receita de bolo de banana que aqui partilhamos é uma criação da página “Fermenting for Foodies” e a autora explica que, lá por casa, já há uns anos que o açúcar refinado não entra. “Somos uma família livre de açúcar há alguns anos e já estamos naquele ponto em que as coisas mais doces já nem sabem particularmente bem”, conta.

Não se pense apesar de tudo que o que aí vem é uma receita sem graça. Nada disso. Há um toque doce das tâmaras bem interessante a animar esta sobremesa. E com o tal fator extra de ser possível comer um pouco mais sem remorsos.

Receita é da “Fermenting for Foodies”.

Do que precisa

— Uma chávena de farinha sem glúten

— ½ chávena de iogurte

— ⅓ de chávena manteiga derretida

— 4 bananas bem maduras

— 3 ovos

— Uma colher de chá de fermento em pó

— ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

— ¼ de colher de chá de sal

— 8 tâmaras sem caroço

— ½ chávena de água

— Natas

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180º. Esmague as bananas em uma tigela grande até ficarem relativamente homogéneas. Misture a manteiga derretida, depois os ovos e o iogurte. Adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e mexa até que tudo esteja bem misturado. Despeje tudo numa forma. Se quiser fazer sem glúten a autora salienta que a textura vai melhorar se a massa for deixada descansar por 30 minutos antes de ir ao forno. Caso contrário, leve ao forno imediatamente. Deixe cerca de meia hora no forno (pique com um palito e confirme que saia limpo). Deixe o bolo esfriar antes da cobertura (não abuse nas natas).

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