Alimentação Saudável

O bolo de iogurte saudável (e delicioso) que se faz em menos de 10 minutos

A receita de Luísa Fortes da Cunha transporta-nos para a infância — sem comprometer o peso.
Pode personalizar a cobertura.

Não havia lanche na casa dos avós que não envolvesse bolo de iogurte. O sabor não importava: laranja, coco, ananás ou morango. Independentemente disso, lá estava ele, fofinho e pronto a ser devorado. Continuamos a adorar este tradicional bolo, mas já não conseguimos ignorar a quantidade de açúcar que representa.

A boa notícia é que foram surgindo versões mais saudáveis ao longo dos últimos anos. A mais recente pertence a Luísa Fortes da Cunha, autora da página “My Casual Brunch”, e é deliciosa. Bónus: prepara-se em menos de dez minutos e o resto do trabalho fica a cargo do forno.

O resultado.

“Está mesmo bom. Fofinho como se quer”, diz sobre o resultado final, acrescentando que colocou uma cobertura de nozes. Se preferir, pode cobrir com amêndoa picada.

Do que precisa

Dois iogurtes naturais;
— Um copo do iogurte de azeite suave;
— Oito colheres de sopa de mel;
— Raspa de limão (q.b.);
— Quatro ovos;
— Dois copos de iogurte de farinha de espelta;
— Uma colher de chá de fermento em pó.
— Nozes ou amêndoas picadas (a gosto).

Como se faz

Numa taça bata os iogurtes com o azeite, o mel e a raspa de limão. Vá juntando os ovos um a um e, por fim, junte a farinha aos poucos.

Coloque numa forma untada ou forrada com papel vegetal ou, então, use uma forma de silicone. Leve ao forno, aquecido a 180 graus, durante 40 minutos.

Carregue na galeria para descobrir mais sete receitas de bolos de iogurte saudáveis e deliciosos para fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT