Alimentação Saudável

O bolo húmido de laranja e canela que se prepara em apenas 5 minutos

É perfeito para acompanhar com um chá ou para levar na lancheira para o trabalho.
É ideal para os dias frios.

É impossível resistir a uma fatia de bolo, sobretudo quando ainda está morno. Problema: não é propriamente amigo da dieta. Ou será? Depende dos ingredientes que usar e a autora do blogue “Healthy Snack Time” sabe bem disso.

Isabel Lopes recriou o famoso bolo de laranja, acrescentando-lhe cenoura e canela, numa versão que tem tanto de saudável como de deliciosa. A melhor parte é que prepara tudo em cinco minutos numa liquidificadora.

É maravilhoso.

Mete-se tudo lá para dentro e leva-se ao forno. O que demora mesmo mais é a cozedura. Fica húmido, com uma consistência quase de pudim”, revela, acrescentando que é a receita perfeita para acompanhar um chá ou levar na lancheira. 

Do que precisa

— Um ovo;
— Uma laranja inteira com casca;
— Duas cenouras;
— 100 mililitros de água;
— Duas colheres de sopa de agave;
— Uma chávena de flocos de aveia integrais;
— Uma colher de sopa de óleo de coco;
— Uma colher de sopa de canela em pó;
— Uma pitada de sal rosa dos Himalaias;
— Uma colher de sobremesa de fermento;
— Uma colher de sobremesa de vinagre de sidra.

Como se faz

Comece por ligar o forno a 200 graus. Coloque numa liquidificadora a laranja aos quartos (com a casca), as cenouras lavadas e descascadas (às rodelas) e a água. Acrescente o óleo de coco, o ovo e o agave, e volte a triturar na velocidade máxima. Adicione a canela e o sal. Envolva bem.

Em seguida, deve acrescentar os flocos de aveia e triturar bem em velocidade máxima até ficar totalmente incorporado. Por fim, junte o fermento e o vinagre, envolvendo em velocidade mínima

Coloque a massa numa forma de silicone e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Desenforme, deixe arrefecer e sirva.

Se é mais fã de bolos de chocolate, carregue na galeria para descobrir 16 receitas para comer sem culpa — do bolo mousse àquele que junta manteiga de amendoim, passando por aqueles que incluem fruta, há várias opções.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT