Alimentação Saudável

O cacau quente que pode beber sem culpa faz-se com 5 ingredientes

Troca o chocolate pelo cacau com benefícios óbvios. Entre eles, ajuda a melhorar o humor — bem útil num inverno pandémico.
É isto, um sofá e um filme

O inverno chegou, a chuva já fez os primeiros anúncios e o frio a sério estará para breve. E, quando isso acontecer, nada melhor do que ter no bolso (ou no telemóvel) uma receita reconfortante de cacau quente.

Dizemos cacau e não chocolate porque esta é uma receita saudável e, como tal, tem que apostar em alternativas com mais benefícios. Foi o que fez a nutricionista Sónia Marcelo, que criou a receita no seu blogue “Dicas de Uma Dietista”.

O chocolate fica no armário e a estrela é mesmo o cacau, isto porque não contém o elemento gorduroso que torna o chocolate menos saudável, a manteiga de cacau.

“Tem inúmeros benefícios: possui flavonóides antioxidantes; é rico em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio, cálcio e triptofano”, explica.

Isto significa que dá uma ajuda a travar o envelhecimento precoce, melhora o sistema nervoso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a regular a pressão arterial. E mais importante: potencia a produção de serotonina e melatonina, que ajudam a melhorar o humor e o relaxamento.

Do que precisa

— 400 ml de bebida vegetal
— 2 colheres de sopa de cacau cru em pó
— 1 colher de sopa de amido de milho
– 1 colher de sobremesa de mel
– canela a gosto (opcional)

Como fazer

Junte os ingredientes num copo e misture com a varinha mágica até que tudo esteja bem combinado.

Coloque tudo num tacho e aqueça até engrossar. Aguarde até atingir a consistência que pretender.

A NiT tem para si mais nove receitas deliciosas que pode comer sem engordar. Carregue na fotogaleria para continuar a ler.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT