Alimentação Saudável

O calor pede pequenos-almoços frescos e saborosos — descubra 9 sugestões saudáveis

Aquilo que comemos nas primeiras horas da manhã influencia os níveis de energia ao longo dia. Por isso, acabe com as desculpas.
Refeições frescas é tudo o que o verão pede.

Quando o mercúrio dos termómetro sobe a vontade de comer coisas frescas aumenta. Pode deixar de lado as torradas (barradas com manteiga) com café ou chá. O verão é a melhor altura do ano para ser criativo ao pequeno-almoço, optando por frutas frescas e que o ajudam a começar o dia hidratado.

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia — já deve ter ouvido isto mais do que uma vez. Aquilo que comemos nos primeiros momentos da manhã influencia os nossos níveis de energia ao longo dia. Por isso, não há desculpa para sair de casa de barriga vazia. E muito menos para ir todas as manhãs ao café perto do trabalho e pedir um café e um bolo. Se, por outro lado, é daquelas pessoas que comem em casa e que optam sempre pelo que julgam ser mais rápido, como pão ou cereais açucarados — existem outras opções (e mais saudáveis).

O truque está nem usar a imaginação e, para poupar, recorrer a alimentos que tem quase sempre em casa. Sabemos que com a correria diária é difícil pensar em receitas diferentes todos os dias da semana, mas a verdade é que é possível preparar pequenos-almoços saudáveis e deliciosos em menos de cinco minutos. Melhor: e variar sempre todos os dias. Por isso, a falta de tempo já não é um obstáculo.

Se quer perder peso ou simplesmente manter um estilo de vida saudável existem algumas dicas que pode seguir nesta primeira refeição: ingerir fruta e proteínas, beber água quando acorda e comer devagar.

A fruta é fonte de fibra, água e minerais, o que ajuda a manter a saciedade e o corpo hidratado. Mas, atenção: as peças de fruta que come nesta altura contam para o total recomendado por dia. E há outra coisa igualmente importante: comer a fruta na sua forma natural e não em sumo. No caso do sumo de laranja, por exemplo, quando esprememos a fruta perdem-se vários nutrientes e o teor de vitamina C e de fibra é menor. Além disso, lembre-se de que são precisas várias laranjas para encher um copo. Mais: o açúcar do sumo é mais facilmente absorvido pelo organismo do que se comermos a peça de fruta inteira.

Carregue na galeria para descobrir algumas opções de pequeno-almoço saudáveis — com frutas da época, frutos secos, iogurte, flocos de aveia e até canela. Só tem de escolher as suas favoritas ou planear uma para cada dia da semana.

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