Alimentação Saudável

O chá que pode beber à noite para dormir bem (e que ajuda a emagrecer)

É conhecido por todos, mas nem sempre se tira proveito dos seus benefícios.
Bónus: aquece as mãos.

A história do cá tem mais de cinco mil anos, mas falemos dos dados mais recentes: é um dos alimentos mais populares no mundo do emagrecimento. As propriedades de algumas variedades são vistas como verdadeiras ajudas e, segundo os especialistas, podem mesmo fazer a diferença. 

Há chás, por exemplo, que têm efeito duplo: ajudam a dormir melhor e também a emagrecer. É o caso do chá de rooibos, do qual a NiT já lhe falou. Mas não é o único. Existe outro que, embora seja conhecido de toda a gente, não é consumido para conseguir essas duas vantagens: o chá de hortelã.

Porquê este ingrediente? Já lá vamos. A hortelã, um género botânico da família Lamiaceae, cujas espécies são popularmente chamadas de menta ou hortelã, também é conhecida por aliviar dores de cabeça, acabar com o nariz entupido e melhorar a energia. 

Agora, a explicação: trata-se de um alimento com um valor calórico muito baixo e isso faz dele um bom aliado para quem quer perder peso. A hortelã possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se imaginar uma porção de 235 mililitros, preparada com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias.

O ingrediente de que vai precisar.

“Como este chá contém fibras, pode ajudar a manter a sensação de saciedade, quando conjugado com outros alimentos saudáveis”, destaca a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Mas há mais: à noite deve optar pelo chá de hortelã que não só é digestivo como ajuda o corpo a eliminar toxinas, garante a especialista. 

“Além disso, e é aí que está o duplo efeito, esta bebida tem propriedades calmantes, ajudando a aliviar o stress e a dormir melhor”, diz, acrescentando que as folhas de hortelã podem ser utilizadas de variadas formas, desde inteiras, partidas, secas, moídas ou congeladas.

Para quem não é fã de chá e não consegue mesmo ingerir esta bebida, nada está perdido. Existem outros alimentos que podem ser consumidos à noite para ter uma noite mais descansada e, ao mesmo tempo, conseguir uma ajuda extra no processo de perda de peso.

Para beber à noite.

Antes de mais, é essencial acabar com a ideia de que comer antes de dormir aumenta as reservas de gordura e provoca o aumento de peso.Isto pode acontecer, claro, se escolher por produtos que nada têm de saudáveis, como batatas fritas e doces.

“O truque está em optar opções de baixo índice glicémico, portanto, que promovem uma digestão mais lenta e libertam menos açúcar no sangue. Isto quer dizer que não vão criar picos de glicémia no sangue”, explica Bárbara de Almeida Araújo.

Essa descrição corresponde a alimentos com proteína de alto valor biológico e ricos em gorduras boas e fibra. Eles vão ajudá-lo a dormir melhor e a ter menos ataques de fome quando acordar.

Carregue na galeria para descobrir sete destes alimentos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT