Alimentação Saudável

O chá que se bebe à noite e que ajuda a dormir melhor (e a emagrecer)

É uma opção com três vezes mais antioxidantes do que o chá verde ou preto.
Pode beber uma chávena depois do jantar.

A história do chá começou na China há mais de cinco mil anos. Atualmente, esta é a segunda bebida mais consumida do mundo. Conta-se que surgiu quando o imperador Chen Nung tomava água quente e as folhas de uma árvore caíram acidentalmente na chávena, conferindo um sabor que o agradou. O que é certo é que agora há versões para todos os gostos — e objetivos também.

Além de ser a bebida que acompanha muitos bolos e, em alguns casos, refeições principais, quando aliada a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico, pode tornar-se numa aliada especial no processo de emagrecimento.

O chá verde, por exemplo, é conhecido por acelerar o metabolismo, o que ajuda a queimar mais gordura e, por consequência, a perder peso. A versão de curcuma, devido ao facto de se tratar de um alimento termogénico, tem exatamente o mesmo efeito.

Depois, há algumas variedades que têm dupla ação, como é caso do chá de rooibos. É útil para quem quer emagrecer, mas também para aqueles que precisam de uma ajuda extra para ter uma boa noite de sono.

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, esta opção, que tem três vezes mais antioxidantes do que o chá verde ou preto, não contém cafeína e confere um efeito relaxante, reduzindo os níveis de cortisol (hormona do stress).

Sabia que as noites mal dormidas também podem contribuir para não conseguir eliminar os quilos a mais? É que o aumento dos níveis de cortisol promove uma maior atividade de uma hormona que estimula o apetite (NPY) e diminui os níveis de serotonina. Por este motivo, aumenta a vontade de comer alimentos ricos em sal, gordura e açúcar.

É uma bomba benéfica para a saúde.

“Ele também ajuda em momentos de irritabilidade, insónias, dores de cabeça, cólicas e dores de estômago, principalmente quando a origem é nervosa”, revela a especialista.

Além disso, alguns estudos indicaram o consumo deste chá para melhorar a textura, a qualidade, a saúde e a elasticidade da pele. Em 2009, por exemplo, foi publicada uma investigação japonesa no “National Institutes of Health” que demonstrou que esta variedade pode reduzir os níveis de inflamação e ajudar, especialmente, quem sofre de acne e eczema.

Neste momento, deve estar perguntar-se como é que, afinal, também ajuda a emagrecer? De acordo com a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, este chá contém propriedades que permitem controlar os níveis de açúcar no sangue e é desintoxicante. É por isso que pode ser um ótimo aliado na perda de peso.

Para preparar o chá de rooibos perfeito, deve usar a porção de dez gramas de ervas por cada litro de água. Depois, ferve a água e coloca as ervas ou a saqueta e deixa ficar em infusão durante dez minutos com o recipiente tapado. A recomendação geral é tomar duas a três chávenas por dia, de preferência depois das refeições principais — pode fazê-lo depois do jantar.

Pode encontrar este chá à venda, por exemplo, nas lojas Celeiro, por 4,84€ (50 gramas de infusão de plantas).

Em seguida, carregue na galeria para descobrir os chás ideais para beber em cada altura do do dia, agora revelados pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT