Alimentação Saudável

O cheesecake saudável que não leva queijo — e que vai ser o seu novo guilty pleasure

Esta é uma versão mais amiga da balança de uma das sobremesas mais amadas em todo o mundo.
Um cheesecake saudável que o vai deixar com água na boca.

Os primeiros registos de receitas de cheesecake remontam ao tempo da Grécia Antiga. Desde então, a receita original sofreu várias alterações e há hoje variações pata todos os gostos e culturas. Na sua base, como o próprio nome indica, será de esperar encontrar um ingrediente quase indispensável: o queijo. Mas, e se lhe dissermos que o queijo pode mesmo ser dispensado?

Quando a receita chegou às mãos de Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch”, o cheesecake conheceu uma nova forma de ser confecionado. Sem queijo, mais saudável e “tão bom, mas tão bom que vos vai deixar a babar”, garante a criadora de conteúdos de healthy food.

Ao todo vai precisar de onze ingredientes para em pouco mais de uma hora estar a provar uma nova versão de uma sobremesa bem conhecida (e com muitas versões) à volta do mundo. Esta é das versões saudáveis, claro.

Do que precisa

Para a base:
Uma banana
— Duas chávenas de chá de flocos de aveia
Duas colheres de sopa de mel
 8 tâmaras demolhadas
10 amêndoas picadas
Uma colher de chá de canela

Para o recheio:

2 ovos
400g de iogurte grego
Sumo de meio limão
Uma colher de chá de essência de baunilha
Duas colheres de sopa de mel
Lascas de côco para topping

Como se faz

A base

Comece por esmagar a banana. Junte depois os flocos de aveia, o mel, as tâmaras já cortadas e as amêndoas (picadas, não se esqueça). A pasta deve ficar com uma consistência homogénea. Unte com um pouco de azeite uma forma de fundo amovível e junte depois a massa. Leve ao forno a 180°C durante 15 minutos, para que a massa fique tostada.

O recheio

Bata os ovos e junte-lhes o iogurte, o sumo de limão, a baunilha e o mel. Depois de misturar todos os ingredientes muito bem, coloque o recheio na forma e leve ao forno a 180°C por 60 minutos. Antes de levar ao frio, decore com côco ou sementes a gosto.

à procura de algo mais simples e rápido? A NiT tem uma lista com 11 receitas para preparar em poucos minutos e comer sem culpa. Têm todas um máximo de seis ingredientes. Carregue na galeria para as descobrir.

 

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