Alimentação Saudável

O apetitoso (e saudável) crumble que é solução para salvar a fruta demasiado madura

A receita de Maria de Oliveira Dias faz-se rapidamente e pode ser servida quente ou fria.
É fácil de preparar.

A fruta é um alimento indispensável. Sejam quais forem, são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, em vários compostos que protegem as células contra o envelhecimento e que ajudam no bom funcionamento do metabolismo e na prevenção de doenças. Além disso, são uma boa fonte de fibra, o que contribui para a saúde intestinal.

Ainda assim, há um problema pouco falado sobre a fruta: o facto de aguentar pouco tempo nas fruteiras de casa. O que acontece é que muitas vezes acabamos por comprar mais peças do que aquelas que consumimos, fazendo com que algumas acabem por se estragar ou ficar demasiado amassadas. Para que não tenha que as deitar fora e possa evitar o desperdício, Maria de Oliveira Dias, autora da plataforma The Love Food, sugere uma receita onde pode aproveitar todas as frutas que já passaram um pouco do ponto: estamos a falar do crumble.

Esta é uma proposta que nos remete aos tempos da Primeira Guerra Mundial e nasceu devido ao racionamento de alimentos. Na altura, enquanto os homens lutavam na guerra, as mulheres eram obrigadas a reinventarem as receitas tradicionais para terem menos ingredientes. Apesar do cenário, a verdade é que o crumble foi um verdadeiro sucesso e, com pequenas alterações, continua a ser um dos doces mais famosos nas cozinhas amadoras.

Aalém de ser fácil de preparar, que pode ser feita com literalmente qualquer tipo de fruta. Neste caso foram utilizadas peras, maçãs e banana, mas caso não goste de alguma destas opções ou prefira substituí-las por alguma peça que seja mais da época em que estamos, pode sempre optar por cerejas, nêsperas ou morangos, por exemplo.

Do que precisa:

— meia chávena de farinha de amêndoa
— três quartos de chávena de flocos de aveia
— sal
— um quarto de chávena de manteiga de amêndoa
— um terço de chávena de geleia de agave

Como se faz:

Numa taça, comece por misturar a farinha de amêndoa, os flocos de aveia, o sal, a manteiga de amêndoa e a geleia de agave. Envolva tudo com um grafo, ou até com as próprias mãos, até obter uma massa arenosa.

Depois prepare e corte a fruta em pedaços do mesmo tamanho e coloque-os numa assadeira e espalhe o crumble por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante trinta minutos e depois pode comer ainda morno, ou colocar no frigorífico e servir frio.  

A seguir, carregue na galeria e conheça sugestões de sopas saudáveis que a NiT preparou para si.

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