Alimentação Saudável

O delicioso arroz de legumes para quem não tem tempo a perder na cozinha

O jantar ou almoço vão ficar prontor em menos de 20 minutos. É uma ótima sugestão para reaproveitar o acompanhamento que sobrou.
Um prato fácil de fazer.

O arroz combina bem com tudo. Com carne, com marisco ou só com legumes. É um dos alimentos que os portugueses comem com mais frequência, o que faz com que o nosso País seja o maior consumidor deste cereal em toda a Europa. Estima-se que cada português consuma cerca de 18 quilos de arroz, por ano. Estes números são simples de explicar: trata-se de um alimento acessível, energético e que pode ser combinado com inúmeros ingredientes.

Apesar de ser a primeira opção de acompanhamento para muitos e nunca faltar numa casa portuguesa, às vezes, não sabemos muito bem como o cozinhar. Sobretudo quando procuramos uma refeição rápida, nutritiva e saborosa. A proposta que lhe apresentamos, da autoria da Sandra Nereu do blogue “Panelinha de sabores”, é ideal para esses momentos em que já não sabe o que fazer. Leva apenas ovo, arroz e legumes e faz-se em menos de 20 minutos.

Apesar de temido por muitos, o arroz é um dos alimentos que nunca deve dispensar. Os hidratos de carbono devem ser uma das bases da alimentação, assim como a proteína e os vegetais. É, por isso, importante apostar em refeições que reúnam estes três grupos alimentares, como acontece nesta receita.

Do que precisa

— 1 cebola pequena
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 cenoura
— 1/2 pimento vermelho
— 1/2 curgete
— 1 embalagem de cogumelos shiitake desidratados (cerca de 250 gramas)
— 1 colher de chá de alho em pó
— sal
— 1 colher de sobremesa de molho de soja
— 1 chávena de arroz cozido
— 2 ovos
— 150 mililitros de água

Como se faz

Pique a cebola. Parta a cenoura, a curgete e o pimento em pequenos cubos. Coloque o azeite e a cebola numa frigideira larga e leve-a a lume. Quando a cebola amolecer, adicione a cenoura e o pimento. Misture. Acrescente os cogumelos desidratados, regue com 150 mililitros de água, volte a evolver e deixe cozinhar entre 3 a 5 minutos.
Junte a curgete, retifique a água (alguma já terá sido absorvida pelos cogumelos), tempere com sal e alho e o molho de soja. Tape e deixar cozinhar 10 minutos. Adicione o arroz cozido. Envolva. Deixe ficar ao lume mais um minuto para que o arroz fique quente. Sirva com salsa fresca e ovo estrelado.

Se precisa de mais ideias de refeições práticas e saudáveis que pode fazer no dia a dia, carregue na galeria para descobrir novas receitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT