Alimentação Saudável

O delicioso bolo de canela e vinho do Porto que se prepara em 15 minutos

A proposta do blogue “Mamã Paleo” não contém glúten nem laticínios.
Que delícia.

Seja em pó ou em pau, a canela é uma das especiarias mais consumidas em todo o mundo. É rica em nutrientes importantes e também está associada ao processo de emagrecimento. Portanto, razões não faltam para a incluir nas suas receitas. Que tal um bolo?

A proposta é de Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, e tem tanto de saudável como de deliciosa. Além da canela, vai precisar de farinha de aveia e até de vinho do Porto, entre outros ingredientes, para a confeção.

O resultado final.

Esta receita, que é apta para intolerantes ao glúten e à lactose, prepara-se em menos de 15 minutos — do resto trata o forno. “É super simples e muito fofo. É um sucesso tanto com os miúdos como entre os adultos”, conta.

Do que precisa

— Cinco ovos;
— Seis colheres de sopa de azeite;
— Uma chávena de farinha de aveia;
— Um terço de uma chávena de polvilho doce ou araruta;
— Uma colher de sopa de canela em pó;
— Um cálice de vinho do Porto (opcional);
— Duas colheres de sopa de mel ou açúcar de coco ou de xilitol;
— Raspas de um limão;
— Oito colheres de sopa de leite de coco ou de amêndoa;
— Uma colher de chá de fermento em pó sem glúten;
— Uma pitada de sal marinho;
— Nozes e/ou amêndoas picadas para juntar à massa (opcional).

Como se faz

Comece por separar as gemas das claras. Depois, bata as claras em castelo e reserve. Em seguida, coloque as gemas com os restantes ingredientes numa taça e bata tudo até obter uma mistura homogénea.

Adicione as claras em castelo à massa, de forma lenta e delicada. Por último, coloque numa forma de silicone e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 20 minutos. O tempo pode variar dependendo do forno e forma utilizados.

Carregue na galeria para tomar nota de mais 11 receitas de bolos deliciosos e saudáveis para fazer em casa nos próximos tempos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT